Saiba como fazer para ter o nome social no título de eleitor; prazo acaba hoje
Quem não se identifica com o nome de registro tem até o dia 8 de maio para fazer a alteração no documento
O prazo para incluir o nome social no título de eleitor para as eleições de 2024 se encerra na próxima quarta-feira (8). Eleitores que não se identificam com o nome de registro podem realizar a alteração seguindo o passo a passo abaixo.
A inclusão do nome social é feita na aba de Autoatendimento Eleitoral do site do TSE, mas para isso você vai precisar ter em mãos o número do seu título de eleitor. Após preencher seus dados, basta clicar na opção de “Inclua seu Nome Social”.
Então, é necessário fornecer todas as informações pedidas pelo sistema. No final desse processo, é só fazer o fazer o download dos documentos e anotar o número de protocolo fornecido para acompanhar o status da solicitação, o que também pode ser feito no site do TSE ao clicar na opção "acompanhe uma solicitação".
Apenas será possível realizar a alteração no título se o interessado estiver com a situação eleitoral regular. É possível checar essa informação também na página de Autoatendimento Eleitoral, na opção “consultar situação eleitoral”.
Caso não consiga realizar a alteração pela internet, é possível procurar uma zona eleitoral.
Quem tem direito ao nome social?
Pessoas trans, travestis e não-binárias podem realizar a inclusão do nome social no documento, caso não se identifiquem com o nome de registro. O nome social é a maneira pela qual essas pessoas se apresentam, não é o mesmo que um apelido.