Participante do Big Brother dos EUA é expulso por falar termo racista
Ilustrador Luke Valentine participava da 25ª temporada do reality no país
O ilustrador Luke Valentine, que participava da 25ª temporada do Big Brother EUA, foi expulso do reality na última quarta-feira, 9, por usar um termo racista.
A decisão da emissora estadunidense CBS se deu depois de uma conversa dele com outros dois colegas. Valentine usou a palavra "nigger", termo pejorativo para se referir a pessoas negras e reconhecidamente racista nos Estados Unidos.
"Luke violou o código de conduta do Big Brother e há zero tolerância na casa para o uso de uma ofensa racial. Ele foi removido da casa", afirmou a CBS à revista "Variety".
No Brasil
Por aqui o cenário ainda é diferente e a cada edição as questões raciais são amplamente discutidas, mas não punidas. Em alguns casos, como na 19ª edição, uma participante que fez diversos comentários racistas levou o prêmio: Paula Sperling.
"Tenho medo do Rodrigo. Ele mexe com esses trecos... ele sabe cada Oxum deles lá. Nosso Deus é maior", falou Paula sobre outro participante no confinamento. Além disso, ela usava termos como "cabelo ruim" para e referir a cabelos crespos, entre outras falas racistas.
Já a última edição realizada no começo de 2023, Bruna Griphao se referia à Fred Nicácio como "Urubu de Luto" e chegou até a final do programa. Fred, inclusive, sofreu intolerância religiosa e racismo religioso por parte de Gustavo Benedeti, Key Alves e Cristian, sem que nada fosse feito pela emissora.