"Pedaço de Mim": conheça Bento Veiga, ator com deficiência que chama atenção no sucesso da Netflix
Bento Veiga interpreta o personagem Inácio na série e mostra desafios de viver com uma deficiência visual
O ator Bento Veiga, da série brasileira "Pedaço de Mim", da Netflix, tem uma degeneração na retina, condição genética que ele herdou do pai e o faz perder a visão aos poucos. Bento é apaixonado por música e é vocalista da banda Bento Veiga e a Velha Raiz.
A série brasileira "Pedaço de Mim", da Netflix, tem se destacado nas redes sociais não só por causa da trama envolvendo a personagem Liana (Juliana Paes), mas também por causa do personagem Inácio, interpretado pelo ator Bento Veiga, que mostra os desafios de viver com uma deficiência visual.
Assim como seu personagem, Bento é uma pessoa com deficiência. Natural de Olaria, zona norte do Rio de Janeiro, o ator tem uma degeneração na retina, o que o faz perder a visão aos poucos. Ele herdou a condição genética do pai, Marcelo, que nasceu com a doença ocular.
Bento é apaixonado por música desde criança e começou os estudos na área tocando contrabaixo, aos 14 anos, e depois começou a compor. Ele é vocalista da banda Bento Veiga e a Velha Raiz, composta por quatro pessoas - ele, André Bassoli, Victor Toledo e Gustavo Bordignon - , formada em 2018.
Com a banda, Bento já lançou músicas como "Viúva Negra" e "A Canção do Sonhador". Atualmente, está se preparando para lançar o primeiro álbum de Bento Veiga e a Velha Raiz.
"Na intenção de fazer fluir a música nas veias de diferentes gerações, [eles] abusam da brasilidade nas letras e criam um som que mistura diversos gêneros musicais, de diferentes décadas, como os inigualáveis anos 70 e 80 e, claro, as experimentações do que há de moderno no mundo da música — um trabalho de reunião da vivência de cada integrante", diz o site da banda.
Nas redes sociais, o ator e cantor compartilha registros com o elenco de "Pedaço de Mim", shows da banda e vídeos cantando. Bento esteve no programa "Encontro com Fátima Bernardes", em 2019. "Falar sobre a relação com o pai e cantar ao vivo num programa em rede nacional foi uma das experiências marcantes desse ano", escreveu ele no Instagram.