Personagens de Vila Sésamo ignoram crianças negras em parque
Série de vídeos mostra racismo durante desfile nos EUA; parque emitiu dois comunicados falando em mal-entendido e prometendo treinamento.
A postagem de Jodi Brown, na última semana, mostrando o passeio com as duas filhas no Parque da Vila Sésamo, na Pennsylvania, Estados Unidos, disparou uma série de denúncias de racismo cometido pelos funcionários.
No vídeo, Jodi mostra uma pessoa fantasiada como a personagem Rosita, que interage com crianças brancas e se recusa a brincar com suas filhas, inclusive fazendo um sinal de negativo com as mãos.
"As crianças queriam parar para ver os personagens e esta pessoa nojenta disse descaradamente às nossas filhas "não", então começou a abraçar a garotinha branca ao nosso lado! Quando eu fui reclamar, eles me olharam como se eu fosse louca", escreveu Jodi.
Após a publicação do vídeo, diversas outras pessoas postaram imagens de situações semelhantes nas redes sociais.
Em uma declaração inicial, o Parque afirmou que seus funcionários representam "inclusão e igualdade em todas as formas" e apontou que muitas vezes os artistas não veem os pedidos das crianças porque os figurinos dificultam a visão. “A artista de Rosita não ignorou intencionalmente as meninas e está arrasada com o mal-entendido”, afirmou.
A resposta genérica e defensiva, junto dos outros vídeos que começaram a viralizar, levaram a organização a publicar um novo comunicado pedindo desculpas e prometendo "medidas para melhorar", como treinamento de inclusão com a equipe.