Pessoa com deficiência já pode pedir mudança de local de votação
Prazo começa hoje e dá um mês para solicitar alteração por questões de acessibilidade, segundo calendário do Tribunal Superior Eleitoral.
Começa nesta segunda, 18, o prazo para as eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitarem mudança na seção ou local de votação. O pedido deve ser feito presencialmente no Cartório Eleitoral.
O atendimento no Cartório Eleitoral pode ser agendado pelo site www.tre-sp.jus.br, na aba "Eleitor-Agendamento". Em caso de dúvidas do endereço do cartório você pode acessar a lista na aba "Zonas Eleitorais", ou então pelo telefone, no número 148, a Central de Atendimento ao Eleitor.
A solicitação pode ser feita por toda e qualquer pessoa com deficiência que identificar que o local de votação para o qual foi designada não conta com acessibilidade necessária para seu ingresso.
Cabe lembrar que no Brasil todas as urnas eletrônicas possuem teclado em braile e as urnas instaladas em seções com acessibilidade possuem recurso de áudio e fone fornecidos pela Justiça Eleitoral, ainda que eleitor possa levar seu próprio dispositivo. Caso a votação tenha que ser por cédula, as zonas eleitorais dispõem de cédulas-guia para utilização de pessoas cegas, entre outras ferramentas de acessibilidade.
O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro de 2022, a partir das 7h.