Polícia de Portugal posta foto com homem negro para anunciar curso e é alvo de comentários racistas
Por meio de nota, a Polícia de Segurança Pública repudiou os ataques e afirmou que o caso já foi encaminhado ao Ministério Público
As redes sociais da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal foi alvo de comentários racistas após publicar uma foto de um homem negro fardado para divulgar um curso de formação de oficiais.
A publicação foi feita no Twitter e não está mais disponível no perfil da PSP. No entanto, o "Blog Giro Portugal", do jornal O Globo, divulgou algumas das frases racistas.
“Não quero ser racista, mas o que está um preto a fazer na polícia portuguesa?”, escreveu um internauta. “Mudamos para África e eu não sabia?”, “anúncio da PSP… de Moçambique?”, “parece-me que alguém trocou a foto da polícia e do ladrão”, foram outros comentários deixados na publicação.
No perfil oficial da Polícia no Instagram, a publicação com a imagem de um homem negro ainda está disponível, mas não há nos comentários nenhum ataque racista. Pelo contrário, há internautas elogiando a postura da instituição.
Em comunicado, a PSP informou que “repudia qualquer tipo de discurso ou comentários de teor racista e reitera que todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei”. Eles também alegaram que o caso já foi encaminhado ao MP.
Post em rede social da #PSP – comentários de teor racista pic.twitter.com/D6r6ES9qBu
— PSP - Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) June 19, 2023