Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia diz que banana atirada no banco de reservas do Sport estava dentro de copo plástico

Suposto ato racista durante Internacional x Sport, pelo Brasileirão feminino, é alvo de investigação policial

7 abr 2025 - 19h42
(atualizado em 9/4/2025 às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 31 de março, no confronto entre Internacional e Sport, pelo Brasileirão feminino, as jogadoras do Leão da Ilha relataram um ato racista. No caso, o lançamento de uma casca de banana da arquibancada para o banco de reservas. Nos registros da cena, aliás, é possível ver a quarta árbitra Andressa Hartmann apreendendo o pedaço da fruta para registrá-lo em súmula.

De acordo com a delegada Tatiana Bastos, que comanda a Divisão de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância, as imagens indicam que a jovem ex-atleta da base do Internacional, responsável pelo arremesso da banana em direção ao banco adversário, teria lançado um copo plástico que continha a casca da fruta em seu interior. 

A delegada, aliás, informou ainda que a adolescente deve ser ouvida nos próximos dias. Além dela, outras testemunha que estavam presentes no momento do ocorrido também prestarão depoimento. As informações são do portal "ge".

Na avaliação do criminalista Eduardo Samoel Fonseca, defensor da adolescente, “o avançar das investigações conduzida de forma prudente e cautelosa pela autoridade policial, revela a absoluta ausência de elementos caracterizadores da prática de crime de viés racial (seja o racismo ou a injúria racial). A imagem fornecida pelo Sesc, a oitiva de pessoas que estavam tanto no banco de reservas quanto na arquibancada do estádio, rechaça qualquer hipótese da ocorrência de tais crimes. No caso, pode-se falar – quando muito – na prática da contravenção penal prevista no art 37, consistente no arremesso de objetos, estando absolutamente ausente o animus de injurir ou ofender a dignidade de alguém”.

Ainda em nota, a Defesa afirma que “a adolescente segue à disposição das autoridades e aguarda a oportunidade para ser ouvida e esclarecer todos os fatos, posto que ela é a maior interessada no desfecho da situação”.

Foto: Reprodução / TV Brasil - Legenda: Casca de Banana arremanda na partida Inter x Sport, pelo Brasileirão feminino / Jogada10

Desdobramentos do caso

A Procuradoria do STJD denunciou o Internacional e a equipe de arbitragem por conta do arremesso. A arbitragem, então, sofreu acusação de omissão por não aplicar o Protocolo Antirracista da CBF. As denúncias são para a árbitra principal Cássia Franca de Souza, as assistentes Ariela Duarte da Silveira e Estefani Adriati Estrela da Rosa, e a quarta árbitra Andressa Hartmann. Elas podem pegar punição de até 90 dias de suspensão e multa, conforme o artigo 261-A do CBJD.

O Internacional, por sua vez, identificou no dia seguinte ao jogo a autora do arremesso: uma jogadora da base, que teve seu contrato encerrado. O clube recebeu denúncia por três infrações ao CBJD, incluindo atos discriminatórios e por não informar formalmente à Justiça Desportiva o nome da atleta.

A Procuradoria pede punição com a perda de três pontos no Brasileirão feminino e multa de R$ 100 mil. Antes mesmo do julgamento, o clube já recebeu punição preventivamente com a perda de três mandos de campo.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade