Por que denegrir é um termo racista
Entenda como a palavra discrimina a população negra e como pode ser substituída
No dicionário etimológico, o termo “denegrir” vem do latim "denigrare", que significa "tornar escuro", “enegrecer”. Já o dicionário Aurélio, a palavra é definida por "tornar negro, escurecer".
O racismo no termo “denegrir” não está na sua origem, mas, sim, na raiz da associação com o “tornar negro”, que é utilizado muitas vezes para expressar algo que está “manchando ou escurecendo a reputação de alguém que antes estava limpa”.
As palavras “negro” e “preto” são muitas vezes associadas ao que é ruim, pejorativo e prejudicial, logo, a expressão “denegrir” é usada como sinônimo de difamar ou caluniar. Isso reforça o ser negro como algo negativo.
Racista
O termo “denegrir” pode não ter nascido como uma palavra racista, mas acabou se tornando uma por conta das suas aplicações. Não há, por exemplo, nos termos “embranquecer” ou “alvejar” o uso para representar algo negativo, o que mostra uma distinção importante e parcial entre palavras que remetem às cores da pele.
Como substituir
É possível deixar de utilizar a palavra “denegrir” e trocá-la por "depreciar", "difamar", “manchar” ou "prejudicar", de acordo com o contexto.