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Prêmio da Parada do Orgulho LGBT+ de SP abre inscrições para empresas e agências de publicidade

Duas comissões julgadoras, formadas por entidades e profissionais do mercado, vão selecionar as finalistas

1 set 2023 - 10h12
(atualizado às 10h14)
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A Parada do Orgulho LGBT+ de SP, organizada por militantes e ativistas, cresceu até tornar-se a maior Parada LGBT do mundo
A Parada do Orgulho LGBT+ de SP, organizada por militantes e ativistas, cresceu até tornar-se a maior Parada LGBT do mundo
Foto: Tiago Queiroz / Estadão

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) abriu inscrições até o dia 25 de setembro para empresas e agências de publicidade de todo o país concorrerem aos troféus de Melhor Empresa e Melhor Campanha Publicitária do 22º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+. O prêmio é considerado o mais representativo do país no quesito cidadania, diversidade e inclusão e tem como objetivo dar visibilidade para iniciativas em benefício dos direitos e conquistas das pessoas LGBT+. 

"Nós, como entidade civil organizada que luta, desde 1997, pelos direitos de pessoas LGBT+, acreditamos firmemente que tanto o mercado publicitário quanto o empresarial têm um papel vital na promoção da aceitação, respeito e igualdade para a comunidade LGBT+. O nosso objetivo é cada vez mais inspirar agências de publicidade e empresas a adotarem essa postura", afirma Cláudia Regina Garcia, presidente da APOLGBT-SP. 

Além da temática LGBT+, as interseccionalidades, sejam raciais, sociais, geográficas e de corpos, que incluem as pessoas com deficiência, são analisadas. "A interseccionalidade sempre esteve presente nos 22 anos da premiação, mas neste ano é um ponto central, principalmente nessas duas categorias. As duas comissões julgadoras, de Empresa e de Campanha Publicitária, estarão com olhares mais atentos a essa questão", diz o jornalista Luiz De França, diretor da organização não governamental e da premiação. 

Todas as inscrições serão avaliadas uma comissão julgadora, que definirá as empresas e agências finalistas. Depois dessa etapa, o voto popular, etapa que acontecerá durante todo o mês de novembro, vai decidir os vencedores. 

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Comissão julgadora

Ter um prêmio que represente de fato a opinião da comunidade, de quem a representa, de quem respeita e promove direitos humanos LGBTI+, é algo para ser celebrado e compartilhado. É o que diz Rapha Pagotto, secretário adjunto do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, um dos integrantes da comissão julgadora da categoria Empresa. "Dar visibilidade às empresas que possuem programas avançados de DE&I [Diversidade, Equidade e Inclusão] é algo que traz esperança e, ao mesmo tempo, inspira outras organizações a fazerem o mesmo e melhor", reforça.

O Instituto Ethos, que também integra o júri, considera o prêmio uma iniciativa importante que busca reconhecer publicamente as boas práticas que têm sido desenvolvidas com foco nas pessoas LGBT+. "Além de reconhecer boas práticas, permite um diagnóstico a respeito da qualidade dessas ações e investimentos, em especial do setor privado, em construir e desenvolver práticas empresariais e políticas públicas que, de fato, tragam pertencimento, representatividade, prosperidade compartilhada, proteção e garantias de direitos", diz Scarlett Rodrigues, coordenadora de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos.

Parada SP: população LGBTQIA+ lista as políticas públicas que comunidade precisa:

Assim como o Fórum LGBTI+ e o Instituto Ethos, esse também é o segundo ano de participação do Great Place To Work na comissão. "Nós acreditamos profundamente no poder de entender e atender as necessidades e sentimentos das pessoas que trabalham em empresas, que compartilham nossa missão de construir excelentes lugares de trabalho para todas as pessoas - For All - por meio de práticas, programas que sejam essenciais para promover uma cultura inclusiva", diz Raul Valle, consultor de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) do Great People e Great Place To Work. 

As premiadas da categoria do ano anterior são convidadas a compor o júri da edição seguinte. Neste ano, a Mondelez e a Soko completam a comissão julgadora da categoria Empresa. Na opinião de Gabriela Rodrigues, vice-presidente de Impacto da Soko, essa não é uma premiação comum. "É um prêmio desenhado para reconhecer quem está à frente de ações e discussões sociais fundamentais do nosso tempo", diz Gabriela. 

Campanha publicitária

A próxima campanha publicitária premiada vai apontar o caminho certo para as marcas realmente preocupadas com a inclusão. É o que acredita a diretora criativa da GUT, Mariana Albuquerque, que recebeu o troféu de Melhor Campanha Publicitária de 2022 com a Pesquisa do Orgulho Havaianas, pela MediaMonks. "Foi uma honra ter sido premiada ano passado e esse ano ser convidada para participar do júri. Afinal, uma campanha ser selecionada por um comitê tão diverso e sério como o da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, e premiada com o voto popular, não é qualquer uma. Esse é um dos júris mais criteriosos no olhar de diversidade que já participei", afirma.  

O head de Marketing da Meta, Diego de Oliveira, que também faz parte do júri de Campanha Publicitária, considera urgente reconhecer e incentivar as campanhas publicitárias que têm intencionalmente gerado impacto social, trazido representatividade e pautado questões que atravessam a comunidade LGBT +. "A publicidade tem a oportunidade e a responsabilidade de ser ferramenta de transformação da sociedade. Poder participar deste júri é um privilégio pois, além de contribuir para este processo, eu posso aprender e me inspirar com as pessoas e ideias que têm promovido uma evolução no mercado de comunicação em relação à nossa comunidade", ressalta. Também fazem parte da comissão o coletivo Papel & Caneta, a agência FOME e mais profissionais do mercado. 

A premiação tem outras nove categorias com inscrições e indicações populares iniciando em setembro. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 02 de dezembro, no auditório do MASP, em São Paulo.      

As inscrições podem ser feitas por meio dos links no site ou nas redes sociais:

Site: www.premio.paradasp.org.br

Redes sociais: @paradasp

e-mail: premio@paradasp.org.br

Sobre a APOLGBT-SP 

A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo acontece desde 1997 na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. Em 1999, foi fundada a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, detentora da marca Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e outras marcas do orgulho. A marcha, organizada por militantes e ativistas, cresceu até tornar-se a maior Parada LGBT do mundo. A Parada é o maior ato político, que amplifica as vozes da comunidade. Nesse processo de evolução, a APOLGBT-SP passou a realizar outros atos e eventos de militância para a comunidade LGBT, como o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+

Fonte: Redação Nós
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