Prêmio iBest divulga lista de influenciadores com apenas um negro
Entre os 16 nomes apresentados na lista dos influenciadores mais dominantes do Brasil quase todos são personalidades brancas
Na noite da última quinta-feira (1) o Prêmio iBest, considerado como a maior premiação da internet no Brasil, divulgou a lista com o ranking dos Influenciadores mais dominantes do País. No primeiro lugar da publicação está Felipe Neto e, entre todos os 16 colocados, apenas um é negro: o jogador de futebol, Ronaldinho Gaúcho.
O Prêmio afirmou que o ranking divulgado foi definido de acordo com o resultado (Vencedor, TOP3 ou TOP10) dos finalistas do iBest 2022, em todas as categorias em que competiram.
A dinâmica da colocação foi definida, segundo o Prêmio, como uma soma de pontos de cada influenciador, conforme a sua participação em todas as categorias. Ou seja, o ranking foi baseado na quantidade de prêmios em que cada um foi indicado e quantos prêmios efetivamente venceu neste ano. Felipe Neto está em 1° lugar, pois venceu em mais categorias do que os demais. Ele vem seguido de Marcos Mion e Juliette Freire.
Os vencedores são definidos conforme voto popular e votos da Academia iBest, definidos por um juri. A influenciadora Patrícia Ramos, uma mulher negra, foi eleita como ‘Revelação Digital de Beleza’, mas apesar disso ela não está no ranking de influenciadores mais dominantes do Brasil.
Na publicação do Instagram, alguns internautas questionaram a ausência de influenciadores pretos na lista. “Jesus amado, cadê os influenciadores pretos??? Gente… 😢”, escreveu uma. “Porque que usaram uma ilustração embranquecida do Ronaldinho? Não conseguiram uma foto dele não?”, cobrou outro seguidor.