Primeira negra no alto escalão da Globo ganha prêmio
Samantha Almeida faz história ao receber o Caboré de ‘Melhor Profissional de Inovação’ por sua luta pela igualdade de oportunidades
Da comunidade da Rocinha para a elite da comunicação no Brasil. A trajetória da executiva Samantha Almeida parece história de heroína de novela – e um novo capítulo especial acaba de ser escrito.
Ela venceu a categoria ‘Profissional de Inovação’ do Caboré, o mais importante prêmio de propaganda e comunicação do País. O troféu em formato de coruja é bastante cobiçado por quem trabalha na publicidade, marketing, internet e TV.
No início de outubro, Samantha assumiu o cargo de Direção de Criação na Globo. Tornou-se responsável por coordenar a produção de conteúdo do entretenimento da emissora.
É a primeira mulher negra a ocupar posição tão importante na cúpula da emissora da família Marinho. Sua entrada na empresa mostra a disposição da Globo em ampliar a diversidade racial entre seus executivos (quase todos homens brancos).
No Instagram, Samantha postou um agradecimento em tom de desabafo e desforra. “Posso ouvir minha mãe dizendo “eu sabia, eu te falei”. Provavelmente a única que tinha certeza. A inabalável fé da mãe da periferia brasileira. Inabalável fé que Paulo Freire tinha razão. A EDUCAÇÃO É REVOLUCIONÁRIA. Foi para mim”, escreveu.
“Minha mãe não resistiu para ver. Algumas vidas vão contra enchentes, e isso cobra. Mas quando meu discurso propõe olhar o passado não é sobre acerto de contas, mas a oportunidade de reconstruir o presente e estabelecer compromissos com o futuro. Como eu disse, não precisa ser assim. Os Brasis não precisam partir de lugares tão diferentes.”
Outro nome prestigiado da emissora carioca ganhou um Caboré. A diretora de Negócios Integrados em Publicidade, Manzar Feres, levou o troféu de ‘Profissional de Veículo’. Ela tem inovado os formatos de anúncios em todas as plataformas do Grupo Globo.
Samantha e Manzar ganharam destaque no 'Jornal Nacional' de terça-feira (7).