Qual a diferença entre pajé, xamã e cacique?
Escritor e ativista Daniel Munduruku e influenciadora Ysani esclarecem essa questão
"Há sempre uma confusão gerada pelo uso das palavras pajé e xamã, quase sempre usadas como sinônimos", explica o escritor e ativista Daniel Munduruku em um vídeo postado em seu perfil no Instagram.
Para ele, esse uso não está completamente errado e varia de acordo com o momento em que o termo é utilizado. "Elas (as palavras) podem ser usadas de acordo com diferentes contextos. Xamã é uma designação dada aos sábios espirituais indígenas de todo o mundo. É, portanto, uma palavra universal", conta.
Segundo Daniel, o termo é usado por antropólogos estudiosos para se referirem aos conhecedores da espiritualidade.
"Agora, pajé é um termo doméstico, nacional, nosso, cumpre basicamente o mesmo papel de dar voz aos sabedores da tradição. O pajé é uma ponte entre o mundo espiritual e o material. Seria o equivalente a um sacerdote em outras tradições espirituais. É, portanto, uma figura importantíssima", relata.
O escritor reforça que "nem todo sábio é um pajé, porque o pajé é um guardião das práticas espirituais de um povo. Ninguém decide ser pajé por vontade própria, assim como não se decide ser um xamã em qualquer lugar do globo. Para ser um guardião da ancestralidade, é preciso passar por um ritmo de iniciação que é longo, dolorido e solitário".
Traçando paralelos com a sociedade dos brancos, a influenciadora Ysani, indígena da etnia Kalapalo, nascida no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, completa a explicação de Daniel Munduruku e aponta o pajé como um médico, responsável pela cura física e espiritual dos indígenas.
Mas e o cacique?
O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) aponta cacique como "chefe indígena". Ysani explica, em seu canal no Youtube, que o cacique é uma figura mais política. E, para facilitar a compreensão, ela o equipara a uma espécie de prefeito, que conta inclusive com conselheiros para a gestão da comunidade.
Ela esclarece ainda que em uma estrutura hierarquizada é o cacique que tem maior poder decisório dentro da comunidade.