Quanto tempo Daniel Alves vai ficar em liberdade provisória? Veja cenários
Condenado a quatro anos e meio de prisão, ex-jogador deixou penitenciária nesta semana após pagar fiança
Condenado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual, Daniel Alves saiu em liberdade provisória na última segunda-feira (25), após pagar fiança de um milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões). Mas, afinal, quanto tempo ele ficará livre?
Não existe uma data exata para definir o momento em que os recursos serão julgados, mas, de acordo com o jornal espanhol "Marca", o brasileiro poderá ficar cerca de um ano aguardando em liberdade.
Como o caso deverá passar pelo Superior Tribunal de Justiça e, eventualmente, pelo Supremo Tribunal Federal, o cenário mais provável é que a decisão final só chegue no início de 2025.
Até o momento, a pena de Daniel Alves é de quatro anos e meio de prisão (54 meses). Como ele já cumpriu 14 meses desta sentença, e pela lei espanhola, a prisão preventiva não pode ultrapassar metade da pena condenatória (27 meses), a sentença final deve levar cerca de 13 meses para ser anunciada.
Mesmo em liberdade, Alves teve os passaportes retidos e deverá comparecer ao tribunal semanalmente. Até que a sentença seja transitada em julgado, o ex-jogador gozará desta liberdade provisória. Vale destacar que os dias de liberdade provisória não contam para a eventual pena.