Quem é a jornalista que assumiu bancada do JN usando tranças nagô
Aline Aguiar, de 37 anos, se tornou a primeira mulher negra a usar a trança de origem africana na bancada do telejornal global
No último sábado, 9, a jornalista Aline Aguiar, de 37 anos, se destacou ao apresentar o Jornal Nacional, da TV Globo, usando tranças nagô, ao lado de César Tralli. A apresentadora foi elogiada nas redes sociais pela representatividade. Aline se tornou a primeira mulher negra a comandar a bancada do telejornal usando as tranças.
A trança nagô, também conhecida como trança raiz, é uma técnica de origem africana e um símbolo de resistência e identidade cultural. As mulheres escravizadas usavam a trança nagô para desenhar rotas de fuga para os quilombos.
Aline Aguiar
Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, Aline é pós-graduada em Direitos Humanos e Responsabilidade Social e mestre em Estudos de Linguagens.
Ela começou a sua carreira no jornalismo na EPTV Sul de Minas, emissora afiliada da Globo no interior de Minas. Em 2011, ela voltou para Belo Horizonte e, aos poucos, foi ganhando destaque com suas matérias. As suas reportagens já foram exibidas no "Bom Dia Brasil", no "Jornal Hoje" e no "Jornal da Globo".
Em 2019, Aline se tornou a segunda mulher negra a apresentar o Jornal Nacional, em celebração aos 50 anos do programa jornalístico. Desde então, ela pode ser vista em algumas ocasiões no jornal ao lado de outros jornalistas, como César Tralli. Aline é apresentadora do "Bom dia Brasil", em Belo Horizonte, e do "MG1".
No ano passado, a jornalista deu à luz a seu primeiro filho com o também jornalista Guilherme Ibrahim. Otto completou um ano de idade no dia 5 de novembro.