Quem é Fernando Grostein, irmão de Huck vítima de estupro
Cineasta tem 41 anos e relatou recentemente à revista "Piauí" ter sofrido violência sexual duas vezes
Fernando Grostein Andrade, irmão do apresentador Luciano Huck, revelou em entrevista à revista "Piauí" que já foi vítima de estupro duas vezes. A primeira vez aconteceu quando ele tinha apenas 14 anos e, a segunda, aos 28. “Quando tinha 14 anos, durante uma festa em uma boate, homens me seguraram à força e penetraram meu ânus com o dedo. "Aos 28 [anos], fui estuprado mais uma vez, porém sobre este episódio não consigo falar ainda", disse
O paulista tem 41 anos é cineasta, produtor, roteirista e diretor de fotografia. Além da popularidade por ser o irmão mais novo de Huck, Fernando é conhecido pelos documentários "Coração Vagabundo", com Caetano Veloso e "Quebrando o Tabu", que conta com depoimentos de personalidades como Fernando Henrique Cardoso, Paulo Coelho e Dráuzio Varella discutindo a guerra às drogas.
"Quebrando o Tabu" foi lançado em 2011 e virou uma marca que expandiu para outras plataformas, como páginas no Facebook e Instagram com a proposta de defender os direitos da mulher e dos homossexuais e abordar a luta contra o preconceito e o racismo, entre outros temas considerados tabu.
Fernando é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), onde concluiu o curso em 2003. Em seguida, realizou cursos de roteirização e direção. Na comunicação, Grostein passou por agência de publicidade e pelo rádio e ainda escreveu artigos para as revista "Trip" e "Playboy".
Além do trabalho no cinema, Fernando também dirigiu campanhas para marcas como Coca-Cola, Pfizer e Nestlé, e é sócio-diretor da Spray Filmes, que produz filmes publicitários, documentários e filmes para entretenimento.
Em 2017, durante uma conversa com Pedro Bial, Grostein falou sobre a reação de seu irmão, Huck, quando ele se assumiu gay para a família, aos 20 anos. “Lembro que o Lu, que amo de paixão, me falou: 'Você demorou 20 anos para resolver isso na sua cabeça, a gente precisa de um tempo aqui também para resolver dentro de nós'".
Já em 2020, durante uma live, a mãe do cineasta também falou sobre a sexualidade do filho. “Não vou dizer que foi fácil, porque foram muitas novidades ao mesmo tempo, e eu fui aprendendo, passei a ver as coisas com outros olhos”, disse Marta Grostein.
Fernando, atualmente, se prepara para lançar "Quebrando Mitos", que abordará a carreira de Jair Bolsonaro. No instagram, o cineasta afirmou que o filme é “um olhar biográfico lgbtq meu e do @fernandoosiqueiraa sobre a masculinidade frágil e catastrófica do Presidente Bolsonaro”.