Quem é o ator de “É Assim que Acaba” acusado de assédio sexual durante as gravações do sucesso de bilheteria
Justin Baldoni ainda teria mobilizado uma campanha de difamação contra Blake Lively, segundo a atriz em denúncia
A atriz Blake Lively, 37 anos, está acusando o diretor e ator do filme "É Assim Que Acaba", Justin Baldoni, de assédio sexual e apresentou uma denúncia contra ele. Segundo a atriz, Justin ainda mobilizou uma campanha de difamação contra ela durante a divulgação do filme, em agosto, e afirma que a atitude dele causou "graves danos emocionais" a ela e sua família.
De acordo com o The New York Times, a queixa apresentada ao Departamento de Direitos Civis da Califórnia representa uma etapa inicial rumo a uma possível ação judicial. Os advogados do ator e diretor descreveram as alegações como "vergonhosas", "graves e categoricamente falsas contra o Sr. Baldoni, a Wayfarer Studios e seus representantes".
Quem é Justin Baldoni
Justin Baldini, 40 anos, é um ator, produtor, diretor e escritor norte-americano. Ele é casado com a atriz sueca Emily Fuxler desde 2013, com quem tem dois filhos. Justin costuma dar palestras e entrevistas sobre masculinidade e violência doméstica contra mulheres.
Natural de Los Angeles, nos Estados Unidos, ele foi criado em Oregon. A mãe de Justin é de família judaica e o pai é descendente de italianos. Na adolescência, ele praticava atletismo no ensino médio e já trabalhou como DJ em uma rádio local de sua cidade.
Ele ganhou mais destaque em 2012, quando criou a série documental My Last Days, que apresenta histórias de pessoas vivendo com doenças terminais. A série alcançou grande repercussão, com sua segunda temporada exibida pela CW e uma terceira lançada em 2018. Motivado pelo impacto positivo do projeto, Justin fundou sua produtora, a Wayfarer Entertainment.
Na atuação, ele ficou conhecido por interpretar o personagem Rafael Solano na série "Jane the Virgin", exibida pela CW de 2014 a 2019. Ele também já esteve no filme "Con Man", no qual interpretou Barry Minkow, e fez participações especiais em séries como "CSI: Miami" e "Heroes".
Como diretor, Baldoni conquistou o público com o filme "A Cinco Passos de Você" (2019), estrelado por Cole Sprouse e Haley Lu Richardson, que narra a história de dois adolescentes com fibrose cística. Ele também dirigiu e produziu o filme "Clouds" (2020), adquirido pelo Disney+ e lançado em 2020.
A denúncia de Blake Lively
Conforme divulgado pela Variety, em janeiro deste ano ocorreu uma reunião para tratar das alegações feitas por Blake Lively e de suas exigências para retomar as gravações do filme após o encerramento das greves de roteiristas e atores. O encontro contou com a presença de Ryan Reynolds, marido da atriz.
Durante a reunião, Blake relatou que o diretor Justin Baldoni teria feito comentários inadequados sobre seu peso, insistido para que ela falasse sobre temas religiosos e compartilhado detalhes impróprios sobre sua vida sexual. A atriz também afirmou que Jamey Heath, produtor do filme e CEO da Wayfarer Studios, exibiu um vídeo pessoal da esposa dando à luz nua. Além disso, Blake denunciou que Justin e Jamey entraram em seu trailer sem autorização, inclusive em momentos delicados, como quando ela estava amamentando seu filho.
A denúncia apresentada à justiça afirma ainda que “as preocupações levantadas por (Lively) não eram apenas por ela, mas também pelas outras mulheres do elenco e da equipe, algumas das quais também haviam se manifestado.”
Justin Baldoni ainda teria tentado incluir mais cenas de sexo no roteiro, mas Blake conseguiu impedir. Para retornar às gravações, a atriz exigiu a presença integral de um coordenador de intimidade no set e de um produtor independente. Apesar de suas demandas terem sido aceitas pela Sony Pictures e pela Wayfarer Studios, a denúncia aponta que Baldoni teria iniciado uma campanha para difamar sua reputação, usando manipulação social para atingir esse objetivo.