Quem são os congressistas que votaram contra salários iguais entre homens e mulheres
Dez deputadas e 26 deputados foram contra lei que prevê equiparação salarial para homens e mulheres que exercem a mesma função
A Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira, 4, um projeto de lei que prevê igualdade salarial entre mulheres e homens que exercem a mesma função em empresas privadas.
As informações da Agência Câmara de Notícias esclarecem que o texto segue para análise do Senado e, se aprovado, alterará a Consolidação das Leis do Trabalho, mais conhecida como CLT, definindo assim que a igualdade salarial será obrigatória.
Em caso de discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade, além das diferenças salariais, o empregador deverá pagar multa administrativa equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido ao empregado discriminado. Em caso de reincidência, o valor da multa dobra.
Cabe lembrar que, caso a empresa pague a multa, ainda assim a funcionária poderá entrar com processo na justiça pedindo indenização por danos morais.
Foram 325 votos favoráveis e 36 contrários ao parecer final de Jack Rocha (PT-ES), relatora do texto. Dos votos contrários, 26 foram de deputados e dez de deputadas, inclusive congressistas que declaram se preocupar com o trabalhador. A deputada Rosângela Moro (União-SP), esposa do senador Sérgio Moro (União-PR) chegou a fazer uma postagem sobre a situação do desemprego da "falta de perspectiva" do trabalhador brasileiro no feriado de primeiro de maio. Ela foi uma dos parlamentares que foram contrários ao projeto.
Confira a lista completa de deputados e deputadas que votaram contra salários iguais entre homens e mulheres:
Adriana Ventura (Novo-SP)
Alberto Fraga (PL-DF)
André Fernandes (PL-CE)
Any Ortiz (Cidadania-RS)
Bia Kicis (PL-DF)
Bibo Nunes (PL-RS)
Capitão Alden (PL-BA)
Carla Zambelli (PL-SP)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Caroline de Toni (PL-SC)
Cb Gilberto Silva (PL-PB)
Chris Tonietto (PL-RJ)
Dani Cunha (União-RJ)
Deltan Dallagnol (Podemos-PR)
Dr. Jaziel (PL-CE)
Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
Evair de Melo (PP-ES)
Filipe Martins (PL-TO)
General Girão (PL-RN)
Gilson Marques (Novo-SC)
Julia Zanatta (PL-SC)
Junio Amaral (PL-MG)
Kim Kataguiri (União-SP)
Luiz Lima (PL-RJ)
Luiz P.O Bragança (PL-SP)
Marcel van Hattem (Novo-RS)
Marcio Alvino (PL-SP)
Mauricio Marcon (Podemos-RS)
Mauricio do Vôlei (PL-MG)
Ricardo Salles (PL-SP)
Rodolfo Nogueira (PL-MS)
Rosângela Moro (União-SP)
Sargento Fahur (PSD-PR)
Sgt. Gonçalves (PL-RN)
Silvia Waiãpi (PL-AP)
Na lista de votos contrários consta ainda o nome de Rui Falcão (PT-SP). O deputado, no entanto, informou posteriormente que houve um erro e que ele votou "sim" à proposta. Ele afirmou que pediu que a Câmara altere sua posição.