Quem são os globais 50+ com contrato vitalício na emissora
A seleta lista tem atores, atrizes e jornalistas
Nos últimos anos, profissionais da Rede Globo como atores, atrizes e jornalistas estão sendo demitidos, além de profissionais de bastidores com muitos anos de casa. Com a justificativa de adequação ao mercado atual, grande parte dos profissionais da emissora passaram a ter contrato de trabalho por obra e não mais por período.
Toda regra, porém, tem sua exceção e algumas figuras icônicas da emissora assinaram um contrato vitalício, ou seja, na teoria, um contrato válido até o fim da vida. Na prática, se trata de um acordo onde os contratos são renovados automaticamente a cada três anos.
O colunista especializado em televisão Ricardo Feltrin divulgou, em novembro de 2022, que o narrador e apresentador Galvão Bueno, de 73 anos, tinha passado a integrar o time dos contratos vitalícios em 2023.
Ricardo explicou ainda que o contrato, pelo menos o de Galvão, não garante necessariamente uma remuneração mensal, porém conta com bonificações diversas, pagamentos por atuações em projetos da emissora e gratificações anuais.
No entanto, no mesmo ano, a Globo divulgou comunicado esclarecendo que o contrato com Galvão tinha sofrido mudanças e valeria até 2024, sem exclusividade. Isso daria liberdade para o comentarista ter outros projetos, como seu canal do Youtube. Recentemente, a emissora teria feito nova mudança e Galvão passaria para o time de entretenimento da casa.
Em 2022, quem passou a integrar a lista foi Léo Batista, ao completar 90 anos. Ele se juntou ao também jornalista Cid Moreira, de 96 anos, que tem contrato vitalício desde 2006 e ao ex-apresentador do "Globo Repórter" Sérgio Chapelin, de 82 anos. Ao contrário de Cid e Sérgio, que se aposentaram das câmeras, Léo ainda continua dando expediente na emissora.
No campo das artes cênicas, um casal de destaque também assinou contrato para a vida toda: a atriz Rosamaria Murtinho e o ator Mauro Mendonça, de 90 e 92 anos respectivamente. Ambos, inclusive, desejam voltar a atuar na emissora.
"É difícil escalarem gente mais velha. Primeiro, precisa o autor escrever, depois tem que ter um diretor que escale. Eu estou aguardando escalação. O Mauro também. Estamos velhos, mas não impossibilitados. A gente faz ginástica, essas coisas todas que velho faz. Estou querendo trabalhar, mas tenho que respeitar a emissora", disse Rosamaria em entrevista para a colunista Patrícia Kogut em abril deste ano.
Aos 81 anos, Betty Faria também já declarou publicamente que tem um contrato vitalício. Em uma entrevista para a colunista Mônica Bergamo revelou: “Eu sou contratada da Globo. Não sei se é adequado falar, mas a Globo foi muito bacana, muito gentil comigo e ganhei um contrato vitalício. Então, estou à disposição da emissora”.
Fernanda Montenegro também tinha contrato vitalício, mas, segundo os colunistas Lauro Jardim, do jornal O Globo, e Leo Dias, do Metrópoles, a atriz optou por finalizar o vínculo em dezembro de 2022 para poder se dedicar ao cinema e ao teatro, sua grande paixão. Quem também optou pelo encerramento do contrato foi Regina Duarte, em 2020, quando a atriz aceitou atuar como Secretária de Cultura do governo Jair Bolsonaro.
Já falecidas, as atrizes Aracy Balabanian, Eva Tudor e Eva Wilma também tinham contrato vitalício com a emissora carioca.