Raducanu se pronuncia e agradece apoio após ser alvo de stalker: ‘Uma experiência difícil'
Tenista britânica chorou em quadra ao ver stalker
Emma Raducanu usou as redes sociais para se pronunciar pela primeira vez após ter visto um stalker na arquibancada do WTA de Dubai. A britânica de 22 anos agradeceu ao carinho dos fãs e elogiou Karolína Muchová, a adversária no momento do episódio.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Obrigado pelas mensagens de apoio. Foi uma experiência difícil ontem, mas vou ficar bem e estou orgulhosa de como voltei e competi, apesar do que aconteceu no início da partida. Obrigado a Karolina por ser uma ótima esportista e boa sorte para ela no restante do torneio”, escreveu.
Na ocasião, a campeã do US Open de 2021 chorou ao notar a presença do homem na arquibancada. Naquele momento, ela foi ao árbitro e pediu a retirada do stalker do local.
Vale lembrar que Stalker é o termo usado para designar uma pessoa que persegue a outra de forma obsessiva, muitas vezes com ameaças e invasões à vida privada. Esse indivíduo pode ou não ter ligação prévia com a vítima.
De acordo com a WTA, Raducanu já havia sido abordada por ele em uma área pública de maneira invasiva no dia anterior.
"Emma Raducanu foi abordada em uma área pública por um homem que demonstrou comportamento obsessivo. Este mesmo indivíduo foi identificado nas primeiras fileiras durante o jogo de Emma e subsequentemente retirado (...) Ele será banido de todos os eventos da WTA enquanto aguarda uma avaliação de ameaça", diz comunicado.
A WTA também garantiu que dará todo o suporte necessário para que a tenista se recupere do trauma. "Estamos trabalhando junto com Emma e sua equipe para garantir seu bem-estar e oferecer qualquer apoio necessário. A segurança das jogadoras é nossa prioridade", completou.
A situação, infelizmente, é familiar para Raducanu. Isso porque, há três anos, um stalker foi até sua casa e levou um sapato do pai dela como "lembrança". Na ocasião, o homem foi punido com uma ordem de restrição por cinco anos.
No Brasil, a prática de stalking é considerada crime desde 2021. A lei 14.132/21 prevê de seis meses a dois anos de reclusão e multa para quem realizar perseguição reiterada, seja pessoalmente ou via internet, ameaçando a integridade física e psicológica da vítima.
Em quadra, Raducanu foi derrotada por Muchová. A tcheca levou a melhor por 2 sets a 0 e, na sequência, eliminou McCartney Kessler. Nas oitavas de final, ela enfrentará Sorana Cirstea.