Raissa Santana, Miss Brasil 2016, sobre racismo: “Difícil ser remunerada como modelos brancas”
“Quando ganhei o Miss Brasil, imaginei seria a grande chance de mudar a minha vida, mas nada é tão fácil quanto parece", afirmou
Raissa Santana, de origem humilde, ganhou o Miss Brasil 2016 e passou anos lutando para construir uma casa para a sua família. Além disso, ela enfrentou desafios para se destacar no mercado e encontrar novas oportunidades.
De origem humilde, a modelo Raissa Santana acreditava que ganhar o Miss Brasil 2016 facilitaria a realização de seus sonhos e metas. No entanto, percebeu que certas conquistas levam tempo.
“Quando ganhei o Miss Brasil, imaginei que ali fosse ser a grande chance de mudar a minha vida e a da minha família, mas nada é tão fácil quanto parece. Foi muito trabalho até chegar aqui”, contou em entrevista à revista Quem.
Em 2022, após anos dedicados à sua carreira, Raissa comemorou a conquista de construir uma casa para sua família. “Foi um longo caminho até poder realizar meu sonho de ter a minha casa e poder dar uma casa para a minha família. É muita batalha. As pessoas veem nossa vida no Instagram e pensam que o mercado é muito fácil e a vida é só glamour. Mas, por trás, tem muito trabalho duro e as conquistas são aos pouquinhos”, comentou.
Ela conta que as barreiras do racismo em sua trajetória profissional atrasaram a realização dos seus objetivos. “O trabalho para a gente, às vezes, é mais árduo. Para conquistar alguns espaços é mais difícil e para ser remunerada da mesma forma que modelos brancas também. Ainda hoje é complicado ter o nosso trabalho valorizado e as pessoas entenderem que devemos ser remuneradas igualmente”, disse à Quem.
Em busca de novas oportunidades, Raissa está investindo em cursos de oratória e teatro. “Tenho mais vontade de trabalhar na TV como apresentadora, mas não descarto atuar como atriz. Não recuso desafios. Estou sempre aberta a aprender”, concluiu.