Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ralf Schumacher e mais: 5 pilotos LGBTQIA+ que aceleram na representatividade

Mike Beuttler foi o primeiro piloto abertamente gay

28 jul 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Stephen Rhodes foi o primeiro membro da Nascar a se declarar gay
Stephen Rhodes foi o primeiro membro da Nascar a se declarar gay
Foto: Reprodução: Instagram/stephenrhodes03

A presença de pilotos LGBTQIA+ no mundo do automobilismo tem se tornado cada vez mais visível e significativa ao longo dos anos. Histórias de coragem e resiliência emergem de competidores que, além de enfrentarem os desafios das pistas, também lidam com a luta pela aceitação em um ambiente tradicionalmente conservador.

Esses atletas mostram que talento e paixão não conhecem barreiras e que todos devem ter oportunidade de competir em igualdade.

Mike Beuttler

Nascido no Egito em 1940, Mike Beuttler se mudou com a família para a Inglaterra. Nos anos 1960, ele descobriu uma paixão por corridas, abandonando os estudos para se dedicar a esse novo interesse. Mike formou uma equipe de Fórmula 1 com seus amigos, embora enfrentassem desvantagens estruturais em comparação com outros competidores.

Conheça 10 atletas LGBTQIA+ assumidos, orgulhosos e vencedores Conheça 10 atletas LGBTQIA+ assumidos, orgulhosos e vencedores

Após uma crise imobiliária em 1973, seus companheiros desistiram da Fórmula 1, mas Mike ainda participou de uma corrida em 1974 antes de se aposentar aos 34 anos. Naquela época, embora houvesse rumores, Mike não tinha se assumido publicamente como homossexual, o que só aconteceu no final de sua carreira como piloto.

Posteriormente, ele se mudou para San Francisco, nos Estados Unidos, onde faleceu em 1988, aos 48 anos, devido a complicações relacionadas à Aids. Mike Beuttler foi o primeiro piloto a se assumir gay.

Ralf Schumacher

Ex-piloto de Fórmula 1, o alemão Ralf Schumacher, 49 anos, correu durante o período de 1997 e 2007, passando por grandes equipes como Toyota, Jordan e Williams. Ele foi casado por 14 anos com Cora Schumacher, com quem teve um filho chamado David. Em julho deste ano, Ralf revelou publicamente estar um relacionamento homossexual com Etienne.

“A coisa mais linda da vida é quando você tem o parceiro certo ao seu lado com quem você pode dividir tudo”, escreveu na postagem.

No dia seguinte, ele agradeceu o apoio dos seguidores. “Muito obrigado pelos muitos parabéns e comentários. Estamos muito felizes e obrigado a todos”.

Lella Lombardi

Lella Lombardi, a primeira mulher a pontuar em uma corrida de Fórmula 1, teve uma carreira marcada por várias participações em competições até alcançar esse feito. Após deixar a Fórmula 1, Lella se dedicou às corridas de turismo, onde conquistou importantes vitórias.

Um dos poucos competidores parte da comunidade LGBTQIA+, Lella era lésbica e foi casada com Fiorenza. Depois de se afastar das pistas em 1988, Lella faleceu quatro anos depois, aos 50 anos, vítima de câncer. 

Charlie Martin

A britânica Charlie Martin, 42 anos, fez história em 2020 ao se tornar a primeira piloto trans a competir no 24 Horas de Nürburgring. Iniciando sua transição em 2012, ela é uma ativa defensora da comunidade LGBTQIA+, frequentemente compartilhando seu apoio e experiências no Instagram.

Em junho deste ano, ela chegou ao pódio da corrida de Le Mans. “Com toda a negatividade e discriminação contra as pessoas trans no esporte e na sociedade neste momento, ficar no pódio em Le Mans, um dos maiores eventos de corrida do mundo, durante o mês do Orgulho, como uma mulher transexual externa e orgulhosa, enche-me de emoção”, escreveu.

Stephen Rhodes 

O norte-americano Stephen Rhodes, 40 anos, iniciou sua carreira nas corridas aos 17 anos. Ele se assumiu em 2003 e se tornou uma figura importante na Fórmula 1 e Nascar, associação automobilística, como defensor da comunidade LGBTQIA+. É o primeiro membro da Nascar a se declarar gay. 

No Instagram, ele sempre posta fotos de viagens e com Nate Davis, com quem é casado desde 2018. “Perceber que precisamos de mais tempo juntos, só nós dois, tem sido inspirador, rejuvenescedor e honestamente perfeito”, escreveu em uma das declarações.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade