Real Madrid cita "crime de ódio" e formaliza denúncia após racismo contra Vini Jr
Atacante brasileiro foi alvo de insultos racistas na derrota para o Valencia pelo Campeonato Espanhol
O Real Madrid quebrou o silêncio e se manifestou 12 horas após o novo episódio de racismo contra Vini Júnior. O clube espanhol citou "crime de ódio" após os insultos dos torcedores do Valencia e formalizou uma denúncia sobre o caso.
O craque brasileiro foi chamado de "macaco" antes mesmo da partida começar. Os insultos seguiram dentro de campo e a partida chegou a ser interrompida por oito minutos. Quando o jogo começou, uma nova confusão aconteceu entre os jogadores, Vini Jr recebeu um mata-leão do adversário, mas o camisa 20 foi expulso.
"O Real Madrid CF manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior. Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência de nosso Estado social e democrático de direito. O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à parte que cuida de crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades", diz a nota oficial divulgada pelo Real Madrid.
"O artigo 124 da Constituição espanhola estabelece as funções do Ministério Público para promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público. Por este motivo, e dada a gravidade dos fatos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria, sem prejuízo de seu caráter privado no processo instaurado", encerra a nota.
Comunicado Oficial. #RealMadrid
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) May 22, 2023
São muitos os episódios de racismos contra Vini Jr e poucas as punições da LaLiga, responsável por organizar o Campeonato Espanhol. Recentemente, O brasileiro depôs na Justiça espanhola no âmbito do caso em que foi xingado de "macaco" por um torcedor do Mallorca em fevereiro deste ano. (*Com informações do Estadão Contéudo)
Racismo é crime. Saiba como denunciar 👇
Racismo é crime, com pena prevista de até 5 anos de prisão. Ao presenciar qualquer episódio de racismo, denuncie. Você pode fazer isso por telefone, ligando 190 (em caso de flagrante) ou 100 a qualquer horário; pessoalmente ou online, abrindo um boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou em delegacias especializadas.