Renata Gaspar comenta visibilidade de casal de lésbicas em “Terra e Paixão”
“O movimento é naturalizar duas pessoas que se gostam”, celebrou a atriz; declaração vem após Globo ter censurado cenas LGBTQIA+ em novelas
A atriz e comediante Renata Gaspar vive Mara, uma dona de transportadora, na novela das 9 da TV Globo “Terra e Paixão”. Na trama, a expectativa é que ela tenha um romance com Menah, interpretada por Camila Damião. Bissexual assumida, a atriz enaltece a visibilidade de um casal lésbico na novela global.
"Mulheres que ficavam com outras eram retratadas muitas vezes de uma forma repulsiva, no lugar pejorativo. O movimento é naturalizar duas pessoas que se gostam e querem ficar juntas”, comentou em entrevista ao F5.
A declaração vem semanas após a Globo ter censurado cenas LGBTQIA+ em suas novelas. A emissora evitou mostrar beijos de Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) em "Vai na Fé". Ainda na mesma novela, outro beijo que não foi mostrado era entre Vini (Guthierry Sotero) e Yuri (Jean Paulo Campos).
Em “Aruanas”, a cena de sexo entrer Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto) também foi censurada. No Instagram, Volpatto criticou a decisão. "Sinceramente, há avanços que a gente faz em sociedade que a gente não pode voltar para trás", declarou.