Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rio Grande do Sul sedia 1º museu da cultura Hip-Hop na América Latina

Espaço de aquilombamento promove resgate histórico do gênero no estado O post Rio Grande do Sul sedia 1º museu da cultura Hip-Hop na América Latina apareceu primeiro em AlmaPreta.

18 dez 2023 - 17h42
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra arte em grafitte na fachada do Museu da Cultura Hip-Hop
Imagem mostra arte em grafitte na fachada do Museu da Cultura Hip-Hop
Foto: Alma Preta

Há poucos dias de encerrar o ano, a cidade de Porto Alegre realizou, em 10 de dezembro, a inauguração do primeiro Museu da Cultura Hip-Hop da América Latina. O espaço fica localizado na Vila Ipiranga, Zona Norte da capital.

A iniciativa coletiva é da Associação da Cultura Hip-Hop de Esteio (RS), e pretende promover os direitos humanos da juventude e incentivar a construção de outras instituições do gênero, de modo a fomentar uma rede capaz de construir o Museu Brasileiro da Cultura Hip-Hop nos próximos cinco anos.

Inspirado no The Universal Hip Hop Museum, nos Estados Unidos, o espaço possui uma ampla estrutura dedicada à celebração, preservação e resgate histórico da cultura hip-hop desenvolvida no Rio Grande do Sul. 

O projeto conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e patrocínio master da Petrobras. Com capacidade para receber até 30 mil visitantes por ano, o museu detém uma coleção de quase seis mil itens, tanto físicos quanto digitais, que documentam a história do gênero no estado.  

Em ordem cronológica, a exposição compartilha a história do Hip-Hop através de músicas disponíveis para os visitantes ouvirem em fones de ouvido, roupas que mostram como a moda caminha ao lado do movimento e itens que remetem aos esportes relacionados à cultura, como o basquete e o skate. 

Em publicação nas redes sociais, Rafa Rafuagi, um dos fundadores do projeto, recordou os 50 anos de história do movimento e ressaltou que "após quatro anos de luta coletiva do Hip-Hop gaúcho, no último 10 de dezembro (dia internacional dos direitos humanos), alcançamos um espaço de excelência e aquilombamento em Porto Alegre para preservar a história, a memória e o patrimônio de 40 anos do Hip-Hop no Rio Grande do Sul".

O Museu da Cultura Hip-Hop fica aberto das 9h às 18h, com espaços de agendamentos nos turnos manhã e noite para escolas e projetos sociais de ação educativa. A entrada é gratuita. 

O post Rio Grande do Sul sedia 1º museu da cultura Hip-Hop na América Latina apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade