Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Robinho é preso em SP para cumprir pena por estupro

Ele foi detido pela Polícia Federal (PF) na noite de quinta-feira em Santos (SP)

22 mar 2024 - 07h42
(atualizado às 09h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Robinho foi condenado em três instâncias da Justiça italiana em caso de estupro coletivo
Robinho foi condenado em três instâncias da Justiça italiana em caso de estupro coletivo
Foto: DW / Deutsche Welle

Condenado na Itália a 9 anos de detenção, após determinação do STJ, o ex-jogador Robinho foi levado a penitenciária de Tremembé, no interior paulista, conhecida por receber presos de casos de grande comoção.O ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, chegou no início da madrugada desta sexta-feira (22/03) ao complexo penitenciário de Tremembé, no interior de São Paulo.

Ele foi detido pela Polícia Federal (PF) na noite de quinta-feira em Santos (SP), após a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir no dia anterior, por 9 votos a 2, que ele cumpra no Brasil a pena de 9 anos de prisão por estupro. A sentença foi definida pela Justiça da Itália, onde o ex-jogador foi condenado em três instâncias por estupro coletivo ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013.

Condenado por estupro: relembre o julgamento de Robinho na Itália Condenado por estupro: relembre o julgamento de Robinho na Itália

O mandado de prisão foi expedido pela Quinta Vara da Justiça Federal em Santos.

Em fevereiro de 2023, o governo italiano havia pedido ao Brasil que homologasse a decisão do Judiciário italiano para que Robinho começasse a cumprir a pena, mesmo que em outro país - já que pela Constituição, o Brasil não extradita seus cidadãos para cumprimento de sentença emitida por autoridade estrangeira.

"Presídio dos famosos"

Mais cedo, na quinta-feira, a presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, assinou a autorização para a Justiça Federal prender o ex-jogador. Para evitar a prisão, a defesa do ex-jogador entrou com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), que foi negado hoje em decisão monocrática pelo ministro Luiz Fux.

Conhecida como P2 de Tremembé, a Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado costuma receber presos de casos de grande comoção social para garantir a segurança e a privacidade dos internos. Por isso, unidade também é popularmente conhecida como "presídio dos famosos".

No local, novos presos passam por um período de inclusão, em cela exclusiva, ficando em isolamento por até 20 dias e tomando o banho de sol separadamente dos demais detentos. Após esse tempo de adaptação, Robinho deve ser transferido para uma cela comum.

Entenda o caso

O crime pelo qual Robinho foi condenado ocorreu na boate Sio Café, em Milão, e envolveu, além do ex-jogador e seu amigo Ricardo Falco, outros quatro brasileiros, de acordo com informações da Procuradoria de Milão. Os outros suspeitos, no entanto, deixaram a Itália durante as investigações e, por isso, não foram acusados, somente citados no processo.

A vítima, uma mulher albanesa que reside na Itália, afirmou que conhecia o então jogador e alguns amigos dele, e que esteve na noite de 22 de janeiro de 2013 com o grupo e mais duas amigas na casa noturna. Ela estaria comemorando seu aniversário de 23 anos.

Depois que as amigas foram embora, o brasileiro e seus amigos, segundo a vítima, deram a ela bebidas alcóolicas que a deixaram inconsciente, sem poder oferecer resistência à violência sexual.

O jogador reconheceu ter mantido relações sexuais com a vítima, mas negou ter havido violência sexual. Por meio de gravações autorizadas pela Justiça italiana, o brasileiro foi flagrado dizendo frases como "a mulher estava completamente bêbada".

Robinho deixou o Milan em 2015, após cinco anos no clube. Quando a imprensa italiana divulgou que ele e outros brasileiros eram investigados por violência sexual, ele já estava de volta ao Brasil, atuando pelo Santos. Mais tarde, jogou também na China, antes de chegar ao Atlético-MG, em fevereiro de 2016.

Em 2009, quando defendia o Manchester City, o jogador sofreu acusação semelhante no Reino Unido. O caso, um crime sexual que teria ocorrido em uma boate na cidade de Leeds, não gerou condenação, mas chegou a levar, na época, à prisão de Robinho, que foi liberado após pagar fiança.

md/cn (EBC, ots)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade