Sandy revela que não consegue ficar sem maquiagem "Não me acho bonita"
Cantora fez desabafo no documentário "Angélica: 50 & Tanto", que celebra carreira da apresentadora
A cantora Sandy revelou no documentário "Angélica: 50 & Tanto" que enfrenta obstáculos com sua autoimagem, não conseguindo ficar sem maquiagem. "Eu não me acho bonita e eu não me sinto confortável", contou.
Ao lado da apresentadora Angélica e das atrizes Maisa e Fernanda Souza, Sandy desabafou para as amigas. "Não superei ainda muito bem. Assim, eu vejo vocês postando foto sem filtro e eu não consigo fazer isso".
Questionada por Fernanda qual seria o motivo, Sandy explicou que a dificuldade também tem a ver com a percepção dos outros e de si. "Eu não me sinto à vontade para que as pessoas me vejam 'nua e crua' ".
"Eu acho que essa coisa da internet, dos filtros, do padrão de beleza, da gente se cobrar e ver. A gente só vê os outros como eles querem se mostrar, serem vistos. São raras as pessoas, como vocês, que se colocam assim tão natural", completou a cantora.
A carreira também é um ponto levantado por Sandy. "Eu acho que é porque eu cresci assim. Me vendo maquiada, me vendo arrumada (...) Para mim é muito normal, a minha cara é aquela, a minha cara é essas que as pessoas veem pronta".
Ao ser perguntada por Angélica como é estar sem maquiagem, Sandy finaliza: "Então, não é minha cara, esse é o problema. Estou desacostumada à minha cara normal, lavada".
No X, antigo Twitter, usuárias se mostraram surpresas e impactadas com a revelação. "Fortíssimo o depoimento da Sandy. Sempre vi ela como um cristal. Ela é maravilhosa e não precisa de maquiagem. Eu tenho 8 anos a mais que ela e não uso. É uma cobrança social que acabou com a autoimagem dela. Tenho certeza que ela de rosto lavado é mais bonita ainda", publicou Carol Ligabue. .
Fortíssimo o depoimento da Sandy. Sempre vi ela como um cristal. Ela é maravilhosa e não precisa de maquiagem. Eu tenho 8 anos a mais que ela e não uso. É uma cobrança social que acabou com a auto imagem dela. Tenho certeza que ela de rosto lavado é mais bonita ainda.
— Carol Ligabue (@carolligabue) November 27, 2023
Filtros de redes sociais
Citados pela cantora, os filtros usados na internet, especialmente em redes sociais, comumente provocam críticas. A pesquisa “Além dos Filtros", realizada pela Allergan Aesthetics no Brasil, indicou que 94% dos entrevistados concordam que o uso exagerado de filtros prejudica a autoestima e 58% ainda afirmam que o nível de cobrança estética se tornou irreal devido ao uso exagerado deles. Apesar disso, 40% dos participantes da pesquisa usam filtros com frequência e outros 37% usam ocasionalmente.
Ainda segundo o estudo, 89% das 650 pessoas ouvidas (24% homens e 76% mulheres) consideram cuidar da aparência o terceiro hábito mais importante para o bem-estar, atrás apenas de alimentação saudável e da prática de atividades físicas. Os entrevistados tinham entre 18 e 50 anos.