São Paulo é o estado que mais contrata pessoas trans, revela plataforma
Levantamento da "Transempregos" apresenta ainda perfil de candidatos e áreas com mais vagas
A "TransEmpregos", plataforma referência no campo da empregabilidade de pessoas trans e que conecta profissionais a vagas de trabalho, publicou o perfil dos seus usuários em 2022 e revelou um aumento de 40% na contratação de profissionais transsexuais em relação ao ano anterior.
No total, foram 1.113 profissionais empregados no ano. Já em 2021 esse total chegou a 797. Segundo a plataforma, o estado que mais gera oportunidades de trabalho para população trans é São Paulo, com 61,8% das contratações. Em seguida está o trabalho remoto, com 17,5% das contratações, e o Rio de Janeiro com 8%. As aréas que mais contratam são tecnologia, varejo e comércio, consultorias e agências de comunicação.
Chama atenção o grau de escolaridade divulgado no relatório. Ainda que a população conte com um alto índice de evasão escolar, segundo levantamento da Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil é de 82% entre jovens de 14 e 18 anos no ensino médio, de acordo com a Transemprego, 58,57% dos usuários da plataforma contam com o ensino médio completo e 35,15% com ensino superior, mostrando que a justificativa de baixa qualificação dada por muitas empresas para não contratação pode estar equivocada.
O levantamento revela ainda que a maioria dos profissionais em busca de colocação no mercado de trabalho é de homens trans (41,03%), seguido por mulheres trans (38,36%), enquanto pessoas não binárias somam 10,28%.
A porcentagem entre pessoas brancas e negras é proxima, sendo pessoas negras maioria, 48,43%, e brancas somam 47,70%. Para acessar os dados completos do levantamento, clique aqui.