São Paulo se prepara para receber 2ª edição da Virada ODS, evento que tem apoio da ONU
Iniciativa que promove a conscientização sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acontecerá nos dias 17 e 18 de junho
A cidade de São Paulo está se preparando para receber a segunda edição da Virada ODS, um evento que busca conscientizar a população sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa pretende despertar uma consciência coletiva em relação ao desenvolvimento sustentável. Transmitido pelo Terra, o encontro acontecerá nos dias 17 e 18 de junho.
A Virada ODS, organizada pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais, abrangerá áreas como cultura, com shows musicais e espaços artísticos envolvendo bandas e artistas ligados à sustentabilidade; tecnologia, com o hackathon, uma maratona com a participação de programadores em busca de elaborar soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis para o cumprimento de metas da Agenda 2030 da ONU e também a criação de um aplicativo para aproximar as pessoas de objetivos sustentáveis; e economia e finanças com apresentações de negócios de impacto social que atuem ou pretendem atuar na cidade de São Paulo, para investidores individuais, representantes de empresas ou representantes internacionais.
Para deixar a cidade no clima do evento, locais importantes como o Mercadão de Pinheiros, a Praça B32, a sede da prefeitura, entre outros, foram preparados com peças de comunicação para conscientizar a população de cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a importância de atitudes mais conscientes. A Virada ODS, em parceria com a prefeitura, doará 500 sacos de compostagem para a população.
"A hora de mudar é agora"
O evento, que terá a participação de especialistas nacionais e internacionais deve envolver toda a população, desde crianças até adultos, para que compreendam a importância dos ODS e se engajem ativamente na construção de um futuro mais sustentável.
Para este ano, a Virada ODS tem como expectativa receber cerca de 50 mil pessoas, o dobro dos participantes da primeira edição, que contou com 25 mil pessoas. A cidade de São Paulo está empenhada em fortalecer suas ações em relação aos ODS e utilizar a Virada como uma oportunidade para impulsionar a agenda sustentável na cidade.
“A hora de mudar é agora. É preciso ensinar crianças, jovens e adultos sobre sustentabilidade, fazer com que toda a população saiba o que são os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e o porquê da Agenda 2030 ser tão fundamental para o planeta. A Virada ODS é uma oportunidade para a população paulistana entender o papel de uma metrópole como São Paulo nas causas sustentáveis”, disse Marta Suplicy, secretária municipal de relações internacionais.
A iniciativa conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que desempenha um papel fundamental na promoção dos ODS em todo o mundo, buscando a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades e a construção de um desenvolvimento sustentável.
A Virada ODS representa um importante passo para que São Paulo e seus cidadãos se engajem ativamente na promoção da sustentabilidade e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU. É uma oportunidade para que a população compreenda seu papel na construção de um futuro mais justo, equitativo e ambientalmente responsável.
Serviço:
VIRADA ODS 2023
Quando: 17 e 18 de Junho
Horário: 10:00
Onde: Vale do Anhangabaú e Praça das Artes - Av. São João 281 - Sé
Para participar da Virada ODS 2023, você deve se cadastrar no site.
Menores de 16 anos só entrarão acompanhados pelos pais.
Mais informações: https://viradaodssp.sp.gov.br/