Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Schmidt alerta sobre relacionamento abusivo no BBB23: entenda o que é e como identificar

Relação de Bruna Griphao e Gabriel está incomodando o público do reality show e também alguns participantes do programa

23 jan 2023 - 12h54
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários
As pessoas envolvidas nem sempre percebem que estão em um relacionamento abusivo
As pessoas envolvidas nem sempre percebem que estão em um relacionamento abusivo
Foto: Reprodução/TV Globo

Relacionamento abusivo ou relacionamento tóxico são os termos utilizados para definir relações que causam danos físicos ou psicológicos nas pessoas envolvivas. Na primeira semana do Big Brother Brasil, da Globo, o assunto voltou a ser bastante comentado nas redes sociais com a formação de um casal que começou a exibir sinais de alerta para uma relação tóxica.

Neste domingo (22), o apresentador Tadeu Schmidt fez um alerta ao vivo sobre a relação tóxica de Bruna Griphao e Gabriel, que está incomodando o público do reality show e também alguns participantes do programa. Nas redes sociais, internautas elogiaram a atitude do apresentador que abordou o assunto antes que a situação piorasse.

"Quem está envolvido num relacionamento, talvez nem perceba, talvez ache que é normal. Mas quem está de fora, consegue enxergar quando os limites estão prestes a ser gravemente ultrapassados", disse Tadeu.

A situação fez o público lembrar do BBB17 em que Emilly Araújo estava em um relacionamento abusivo com Marcus Harter. Diante do novo episódio, ela mesma chegou a se manifestar: "Parabéns Globo por fazerem o que deveriam ter feito em 2017… Assim a Bruna não precisa passar por mais de 4 anos de terapia pra tentar superar agressões psicológicas e físicas como eu", escreveu.

Exatamente como Tadeu esclareceu, os sinais de estar em um relacionamento abusivo nem sempre são percebidos pelas pessoas, mas há formas de identificar e evitar consequências piores. Agressões verbais são comuns na relação, assim como jogos emocionais e diminuir o parceiro em tom de "brincadeira", como sinalizou o apresentador.

Manuela Xavier, psicanalista e comunicadora, comentou sobre o que está acontecendo no programa e como a relação de Bruna e Gabriel é abusiva e tóxica.

Quando se fala de relacionamento abusivo, as pessoas pensam em uma mulher frágil e dependente, e um homem forte e violento, usualmente. Manuela explica que esse estigma é muito prejudicial. "Faz com que mulheres que não são 'frágeis' ou dependentes não se enxerguem vivendo uma relação abusiva, porque não se relacionam com um homem que diz 'mulher minha não faz isso'", escreveu ela em um post dedicado ao assunto em seu Instagram.

Esse é o caso de Bruna e Gabriel. A atriz não tem medo de falar o que pensa e o modelo não fala alto ou tem postura violenta. Segundo a profissional, essa é a grande armadilha: "É porque elas reagem aos abusadores que vivem que acham que não estão sendo abusadas", comentou Manuela.

Apesar de Gabriel se incomodar com o jeito de Bruna, ele não termina com ela. A psicanalista classifica isso como "estratégia de controle" e ressalta que "homens fracos parasitam mulheres fortes", sendo este o motivo, em sua opinião, para o modelo não romper com a atriz, pois Bruna pode beneficiá-lo no jogo.

Uma das características de um relacionamento tóxico é o parceiro diminuir o outro e constrangê-lo. Assim, faz com que quem está sendo vítima do abuso ache que precisa do parceiro, quando na verdade é o contrário.

"Essa é a armadilha do parasitismo: cuidado com homens que te fazem trabalhar emocionalmente para eles", escreveu Manuela.

Mesmo com todos os alertas de toxicidade na relação, a pessoa não consegue sair porque, de alguma forma, pode se sentir responsável pelo parceiro. As características de um relacionamento abusivo se transformam. "Não é porque ele não grita com você que ele não é abusivo", destacou a comunicadora. Para conseguir sair dessa situação, normalmente, a vítima precisa de ajuda profissional ou uma rede de apoio. Não exista uma fórmula, mas especialistas apontam que perceber que essa situação está em andamento pode ser o primeiro passo para a consciência da necessidade de mudar. 

Apoio masculino

Ainda tendo o caso do BBB23 como vitrine, é possível identificar que mesmo que os sinais de um relacionamento tóxico estejam visíveis, os homens ainda se apoiam, e isso está sendo debatido nas redes sociais. Após o alerta de Tadeu Schmidt, Gabriel recebeu o apoio de alguns homens dentro da casa.

Guimê disse ao amigo que o erro de Gabriel foi sobre relacionamento e que isso não tem nada a ver com o caráter dele. "Você é um cara gente boa e tem como provar isso", comentou o cantor.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade