Segurança de roda de samba teria visto outros argentinos fazendo gestos racistas, diz organizador
Mulher que aparece em vídeo imitando macaco em evento no Centro do Rio é argentina; homem que estava com ela é brasileiro
Após a repercussão do vídeo em que um casal aparece imitando macacos em uma roda de samba no Centro do Rio de Janeiro, o organizador do evento disse à TV Globo que os seguranças relataram terem visto outros argentinos fazendo gestos racistas. A mulher identificada nas imagens veio da Argentina para participar do Fórum Latino-americano de Educação Musical. O homem é brasileiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O caso que rodou as redes sociais aconteceu na sexta-feira, 19, na roda de samba Pede Teresa, na Praça Tiradentes. O vídeo publicado na internet gerou indignação dos internautas e os responsáveis pelo evento se posicionaram com repúdio ao ocorrido.
No entanto, o momento pode não ter sido o único episódio de racismo no local no mesmo dia. Isso porque Wanderson Luna, organizador do samba, revelou à TV Globo que os seguranças teriam visto outros argentinos fazendo gestos racistas.
Agora, os trabalhadores deverão ser ouvidos na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que investiga o caso.
"A delegada falou que seria importante o depoimento dos seguranças que viram. A gente foi entrar em contato com os seguranças para tentar entender melhor e pegar mais informações. Eles falaram que havia outros argentinos imitando macacos na saída do evento", contou o organizador.
Segundo a Globo, a delegacia investiga agora se a argentina que aparece no vídeo ainda está no Brasil para interrogá-la. Ela teria vindo ao País para participar do Fórum Latino-americano de Educação Musical. A Polícia Civil chegou a enviar um ofício ao consulado argentino.
O brasileiro que estava com a mulher no registro também é procurado pela Decradi. O que foi divulgado, até então, é que o homem é morador do Rio de Janeiro.
Caso repercutiu na internet
Um homem e uma mulher foram gravados imitando macacos durante uma roda de samba na noite de sexta-feira, 19, no Rio de Janeiro. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a dupla, ambos brancos, imitando macacos em gestos e sons. A mulher chega a fingir tirar algo da cabeça do companheiro e colocar na boca.
A cena aconteceu no Pede Teresa, roda de samba que acontece na Praça Tiradentes, no Centro do Rio. As imagens foram divulgadas nas redes sociais da organização, mas os nomes dos envolvidos não foram revelados.
Em nota publicada no Instagram, a organização disse que não tolera comportamentos como esse e fez um apelo para o público que presenciar esse tipo de cena reporte imediatamente aos organizadores do evento. A roda de samba resgistrou um boletim de ocorrência sobre os insultos racistas.
"Uma cena dessa é absolutamente inaceitável no Pede Teresa. Recebemos este vídeo hoje (sábado) cedo e o nojo toma conta de nossos pensamentos e palavras. Nojo. Nojo de toda essa branquitude disfarçada de paz e amor que vem no samba", escreveu a produção.
"Pessoas brancas tem que pisar devagar e respeitar. Coloquem-se no lugar de vocês que é “nenhum”. Não fazemos questão deste tipo de presença em nosso samba e se virmos este comportamento inaceitável serão expulsos. Pessoas pretas que se sentirem de alguma maneira incomodadas em nosso samba devem procurar nossa produção", completou a organização do evento.