Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sergipe aprova projeto que institui Estatuto da Igualdade Racial no estado

O PL 265/2023 prevê assegurar à população negra a defesa de direitos individuais e o combate à intolerância religiosa O post Sergipe aprova projeto que institui Estatuto da Igualdade Racial no estado apareceu primeiro em AlmaPreta.

27 dez 2023 - 16h38
Compartilhar
Exibir comentários
A imagem mostra pessoas negras vestidas de branco durante celebração religiosa
A imagem mostra pessoas negras vestidas de branco durante celebração religiosa
Foto: Alma Preta

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 265/2023, que institui o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa no estado. 

Protocolado sob o registro nº PL 265/2023, o texto foi proposto pelo deputado Garibalde Mendonça (PDT), vice-presidente da Alese, e busca assegurar à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos individuais, coletivos e difusos, bem como o combate à discriminação e outras formas de intolerância racial e religiosa.

O PL, composto por 23 páginas, abrange diversos aspectos, incluindo o direito constitucional à Educação, conforme o Art. 205 da Constituição Federal de 1988, além do acesso à terra e à saúde. Detalhado, o projeto também aborda o combate ao racismo institucional, o direito ao trabalho, emprego, renda, empreendedorismo e desenvolvimento econômico, enfatizando a igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e a participação das mulheres e da juventude negra em diversos setores da sociedade.

Um dos pontos centrais do projeto é a produção, sistematização e divulgação anual de estatísticas sobre o impacto das violações de direitos humanos na qualidade de vida da juventude negra. Esse levantamento deve incluir dados específicos sobre homicídios e lesões corporais, sendo essas informações utilizadas para implementar ações nas políticas de segurança e defesa social.

O texto destaca ainda a necessidade de proteção integral da juventude negra, especialmente aquela exposta à exclusão social, desigualdade racial e conflitos com a lei. Um ponto de destaque é a assistência integral às vítimas de violência policial e de grupos de extermínio, incluindo apoio social, psicológico, de saúde e jurídico.

Na área de acesso à justiça, o projeto propõe medidas que estimulam a Defensoria Pública e o Ministério Público a oferecerem orientação jurídica e promoverem a defesa de direitos individuais, difusos e coletivos da população negra, povos de terreiros de religiões afro-brasileiras e comunidades quilombolas. Além disso, o texto prevê estudos sobre a eficiência do atendimento da população negra pelo sistema de justiça, com foco nas ocorrências relacionadas ao combate ao racismo, à discriminação racial e de gênero, intolerância religiosa e conflitos fundiários que afetam comunidades quilombolas e povos de terreiros de religiões afro-brasileiras.

O capítulo IX do projeto aborda o apoio a ações de capacitação e aperfeiçoamento jurídico de membros e servidores do Poder Público e instituições do sistema de justiça, incluindo a implantação de núcleos e estruturas internas especializadas na defesa de direitos da população negra. O estatuto também propõe ações educativas à população negra, mutirões e iniciativas de atendimento jurídico, com ênfase nas áreas previdenciária, trabalhista, civil e penal.

O projeto aguarda sanção do Executivo para entrar em vigor.

O post Sergipe aprova projeto que institui Estatuto da Igualdade Racial no estado apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade