Símbolos feministas como ícones da resistência: conheça os significados
Saiba mais sobre os símbolos feministas e seus significados. Descubra como eles representam a luta pela igualdade de gênero
Símbolos do feminismo
Desde a Grécia Antiga, o feminismo tem sido um movimento em constante luta pela equidade de gênero e pela igualdade dos direitos entre homens e mulheres, buscando eliminar a discriminação de gênero, igualar oportunidades e construir uma sociedade mais justa.
Fundamentado em cinco pilares essenciais, igualdade de gênero, autonomia, combate à violência de gênero, empoderamento feminino e interseccionalidade, o feminismo é marcado pelos símbolos do espelho de vênus, feminismo negro e transfeminismo, que carregam suas próprias histórias e significados que contribuem para a riqueza e diversidade do movimento feminista.
Espelho de vênus
Ao longo dos anos, este símbolo foi mais uma expressão da essência feminina do que um emblema do feminismo. No entanto, as mulheres o adotaram como uma maneira de reconhecer e celebrar o poder da feminilidade. O símbolo é composto por um círculo com uma cruz em sua base, representando o planeta Vênus na astrologia.
O símbolo tem suas raízes na mitologia grega. O círculo acima da cruz representa o espelho da deusa Afrodite, conhecida como Vênus na mitologia romana. Afrodite, além de ser venerada como a divindade do amor e da feminilidade, personifica também a beleza, o desejo e a fertilidade.
Feminismo negro
Embora compartilhe semelhanças com o símbolo de Vênus, o símbolo do feminismo negro carrega um punho no centro do círculo. O punho erguido é um ícone de inúmeras lutas e movimentos pelos direitos civis, como evidenciado no movimento dos Panteras Negras e durante os protestos dos atletas negros Tommie Smith e John Carlos nas Olimpíadas de 1968, contra a discriminação racial.
Por esse motivo, ao ser posicionado no centro do símbolo do espelho de Vênus, o punho erguido ganha significado como uma representação do movimento das mulheres negras.
Transfeminismo
O símbolo de transfeminismo, ao integrar diversos símbolos em uma única representação, eterniza a luta das mulheres trans no contexto do movimento feminista. O símbolo combina o espelho de Vênus, personificando a essência feminina, com a representação do masculino, símbolo do deus Marte.
Uma adição significativa é a presença da flecha com um traço, simbolizando a união e a igualdade entre o masculino e o feminino, enquanto o punho central destaca a luta constante das mulheres trans.