SP: Mulher é vítima de importunação sexual em trem e passageiros agridem suspeito
A equipe de seguranças precisou ser acionada para conter o grupo que espancava o suposto autor da importunação
Uma mulher foi vítima de importunação sexual na manhã desta quarta-feira, 6, em um vagão de trem da concessionária CPTM, em São Paulo. O suspeito de ter praticado o delito foi agredido por um grupo de passageiros. Segundo a CPTM, a equipe de seguranças precisou ser acionada para conter o grupo.
O caso aconteceu na Estação Tatuapé, na Linha 11-Coral. A mulher foi atendida no Espaço Acolher da estação e o homem, levado ao hospital.
Ainda de acordo com a CPTM, a vítima foi direcionada para a 5ª Delegacia da Mulher (DDM), para registrar Boletim de Ocorrência.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o suspeito, um homem de 30 anos, está sendo investigado. Ele passou por atendimento no Hospital de Tatuapé e depois foi ouvido na DDM, assim como a vítima, de 49 anos. A polícia solicitou a realização de exames ao Instituto Médico Legal (IML).
Casos de importunação
Em nota, a CPTM compartilhou o histórico de casos de importunação sexual registrados nos trens gerenciados pela empresa. Até agosto de 2023, houve 62 casos do tipo na CPTM, sendo que 85% (53) deles foram atendidos no Espaço Acolher. Destes, 55 casos foram encaminhados à autoridade policial e 23 pessoas foram detidas.
Já em 2022, a CPTM registrou 113 ocorrências de importunação sexual em seus trens e estações, sendo 64,5% (73) assistidas no Espaço Acolher. Em 101 delas, o infrator foi identificado e encaminhado ao DP; 37 ficaram detidos.
"A CPTM realiza ações e campanhas de conscientização aos passageiros e treinamentos para os colaboradores, em prevenção e combate a crimes de importunação sexual. Os trens e estações possuem câmeras de monitoramento que podem auxiliar na identificação e abordagem de autores, de maneira a coibir a circulação no sistema novamente", diz trecho da nota.