Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

STF reabre mostra em memória aos ataques de 8 de janeiro

Exposição prevista para segunda-feira (5) visa assegurar que os atos antidemocráticos não sejam esquecidos O post STF reabre mostra em memória aos ataques de 8 de janeiro apareceu primeiro em AlmaPreta.

4 fev 2024 - 14h40
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra a escultura da Justiça, de costas, através dos estilhaços de vidro ocasionados pelos atos democráticos contra as sedes dos Três Poderes.
Imagem mostra a escultura da Justiça, de costas, através dos estilhaços de vidro ocasionados pelos atos democráticos contra as sedes dos Três Poderes.
Foto: Alma Preta

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai reabrir, na segunda-feira (5), a exposição "Após 8 de janeiro: reconstrução, memória e democracia" para visitação no térreo do Edifício-Sede, em Brasília (DF). 

A mostra foi inaugurada pelo presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso, um ano após os atos antidemocráticos realizados contra as sedes dos Três Poderes.

A iniciativa é voltada à preservação da democracia e memória institucional do STF. Na mostra estão representados todos os esforços das equipes envolvidas na reconstrução e restauração do patrimônio do Supremo.

Durante a exibição, o visitante tem acesso a cenas que simbolizam a resistência do STF para reconstruir o Plenário vandalizado e retomar as atividades normais da Casa para a sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2023, menos de um mês após os atentados. 

A exposição traz ainda o projeto "Pontos de Memória", implementado logo após os atos antidemocráticos, no qual são exibidas as peças danificadas, fragmentos decorrentes da violência e demais vestígios físicos do ataque.

Em comunicado à imprensa durante a inauguração, o STF afirmou que a exposição dos objetos tem como propósito assegurar que o ataque não seja esquecido e que não se repita no futuro. A restauração envolveu obras de arte, mobiliário, presentes de chefes de Estado estrangeiros e objetos em geral. 

Entre as peças restauradas estão itens simbólicos do acervo, como o Brasão da República, a escultura em bronze "A Justiça", de Alfredo Ceschiatti e o quadro "Os Bandeirantes de Ontem e de Hoje", do artista plástico Massanori Uragami.

Após esses dois dias de visitação, a exposição será levada ao Museu do STF, para mais um período de visitação, em data ainda não definida.

O post STF reabre mostra em memória aos ataques de 8 de janeiro apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade