STJ lança campanha com Nany People para conscientizar o Judiciário
Ações "TRANSformando Direitos" divulga decisões do Superior Tribunal de Justiça que garantiram direitos a pessoas LGBTQIA+
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou o projeto "TRANSformando Direitos: a visibilidade trans e os precedentes do STJ", que tem como propósito conscientizar o Judiciário sobre as demandas das população trans e a comunidade LGBTQIA+ como um todo.
A campanha composta por ações de comunicação, palestras e seminários tem como função evidenciar ações do Juiciário em prol da comunidade LGBTQIA+ nos tribunais para quem atua cotidianamente com o direito.
Dentre as ações estão divulgações de decisões do STJ como uma determinação que garantiu para uma travesti, em regime semiaberto, que pudesse pernoitar na ala feminina.
Também foram divulgados quatro vídeos com depoimentos que mostram como pessoas trans avaliam a Justiça e seus direitos. O primeiro episódio traz relatos da atriz Nany People e completam a série entrevistas com a estudante Luana Fernandes, o psquiatra Gabriel Graça e a servidora Victoria Moreno.
Confira o primeiro vídeo da série:
O levantamento também apontou preconceito por parte dos operadores da Justiça e falta de entendimentos uniformes na aplicabilidade das leis.