Surfista trans faz história ao ganhar torneio na Austrália
Sasha Jane Lowerson é primeira a competir em campeonatos profissionais
A surfista australiana Sasha Jane Lowerson se tornou a primeira mulher trans a participar de uma competição profissional, com direito a subir ao pódio como campeã do West Coast Suspensions Longboard and Logger State Championships no último final de semana.
Aos 43 anos, Sacha já havia vencido a premiação três vezes nas categorias masculinas e dessa vez, após a transição, venceu as divisões Open Feminino e Open Logger, em Avalon, Austrália.
Em entrevista ao jornal "Tha Australian", declarou: "Ser a primeira mulher transgênero competindo no surfe não foi fácil emocionalmente, mas a quantidade de apoio que me foi dada foi fenomenal. Estou muito grata por estar envolvida, bem-vinda e abraçada pela comunidade de longboard Australiana".
Sasha surfa desde os 10 anos e relatou em um podcast que desde então já não se identificava com o gênero que lhe foi atribuído. Dos 19 aos 29 anos, quando iniciou efetivamente o processo de transição, passou por muitas dificuldades no campo da saúde mental, como depressão e tentativas de suicídio, infelizmente uma realidade na vida das pessoas trans que não conseguem viver de acordo com suas identidade.