SWAT, helicópteros, cão farejador: veja como foi a captura de Danilo Cavalcante
Brasileiro, que estava foragido há 2 semanas nos EUA, foi preso na manhã desta quarta-feira, 13
A Polícia da Pensilvânia, dos Estados Unidos, divulgou detalhes sobre a captura do brasileiro Danilo Cavalcante, que fugiu há 2 semanas da penitenciária em que estava cumprindo prisão perpétua. Ele foi preso por volta das 9h25 na manhã desta quarta-feira, 13.
Em uma coletiva de imprensa, a polícia informou que recebeu um aviso sobre a localização aproximada de Danilo por volta da meia-noite desta quarta-feira e, à 1h, iniciou o acompanhamento de sua movimentação.
"Cercamos a área e começamos a operar para cercá-lo de forma que ele não pudesse fugir", afirmaram as autoridades policiais. "Ele tentou se esconder em arbustos. Tínhamos um cão farejador e deixamos que ele o encontrasse", disse o agente.
De acordo com a agência de notícias AP, os policiais utilizaram câmeras térmicas para detectar o calor emitido pelo corpo de Danilo entre os arbustos.
Após ser capturado, o brasileiro foi encaminhado a um instituto da polícia, onde será interrogado e posteriormente transferido para uma prisão federal, onde cumprirá sua sentença de prisão perpétua. Os investigadores informaram que agora será decidido pela Justiça se a fuga resultará em uma pena adicional.
A polícia planeja usar um intérprete para questionar Danilo sobre o período em que esteve foragido, já que existe a possibilidade de ele ter recebido assistência externa.
Danilo foi localizado deitado com a arma que ele havia roubado na noite de segunda-feira, 11. As equipes da SWAT do estado da Pensilvânia o encontraram e o prenderam. Suspeita-se que ele estivesse tentando se esconder ali após ouvir o som das hélices do helicóptero.
'Nenhum tiro foi disparado'
O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, foi a primeira autoridade a se pronunciar sobre a operação de prisão do brasileiro. Ele agradeceu pelo fato de que ninguém ficou ferido durante os 14 dias que se seguiram à fuga de Danilo.
"Nenhum tiro foi disparado durante a captura", disse o governador.
O brasileiro foi recapturado 14 dias após sua fuga da prisão, durante. Uma megaoperação policial, em colaboração com o FBI, foi montada para localizar e prender Danilo, que havia sido condenado nos Estados Unidos à prisão perpétua por assassinar sua ex-namorada.