Symmy Larrat quer transformar auxílio para pessoas trans em política federal
Secretária Nacional de Promoção de Defesa das Pessoas LGBTQIA+ considera urgente "reconstruir políticas públicas" para a comunidade
Symmy Larrat, atual secretária Nacional de Promoção e Defesa das Pessoas LGBTQIA+, é a primeira travesti a ocupar o segundo escalão do governo federal. Em entrevista à Agência Pública, Symmy falou sobre reconstruir políticas públicas para pessoas LGBTQIA+.
Com muitas prioridades em seu cargo, a secretária considera urgente "reconstruir políticas públicas para pessoas LGBTI+ que foram abandonadas". Symmy quer implementar, em nível nacional, o programa transcidadania, iniciativa que promove a reintegração de pessoas transgêneras, com transferência de renda e bolsas para educação e qualificação profissional.
"A gente precisa saber como potencializar e transformar isso num formato federalizado", disse Symmy a Agência Pública. A secretária afirmou que "política pública requer paciência", mas que é uma das primeiras coisas que quer fazer. "Essa vontade é nossa", ressaltou. No entanto, o Ministério da Fazenda informou que não há nenhum projeto do tipo na pasta.