Tatuadora indígena de 106 anos é a mulher mais velha a estampar capa da Vogue
Apo Whang-Od, que segue atuando como tatuadora na região de Buscalan, Filipinas, foi altamente reconhecida e ovacionada pela revista de moda
A editoria da revista Vogue das Filipinas escolheu Apo Whang-Od, tatuadora indígena de 106 anos, para estampar a capa da última edição. Ela, considerada a tatuadora mais velha do mundo, também se tornou a mulher mais velha a estrelar uma capa da famosa revista de moda.
Apo Whang-Od: tatuadora filipina de 106 anos
Apo Whang-Od, também conhecida como Maria Oggay, vive em uma área montanhosa das Filipinas, chamada Buscalan. Aprendeu e passou a praticar o ofício nas pessoas locais e turistas quando ainda era uma adolescente.
Hoje, Apo Whang-Od é considera entre os locais como uma "mambabatok", ou seja, anciã especialista na arte chamada de "batok", ou confecção de tatuagens tradicionais, nativas das Filipinas.
"Apo Maria "Whang-Od" Oggay simboliza a força e a beleza do espírito filipino. Aclamada como a última mambabatok de sua geração, ela imprimiu os símbolos da tribo Kalinga, significando força, bravura e beleza, na pele de milhares de pessoas que fizeram a peregrinação a Buscalan", diz a reportagem.
Ainda para a revista, a senhora de 106 anos afirmou que seguirá até que seus olhos lhe permitam ver. "Por que não continuar tatuando enquanto eu posso ver? E só vou parar quando eu não puder mais enxergar. Até lá, seguirei deixando nas pessoas as marcas de Buscalan, as marcas de Kalinga", disse.
Confira a publicação:
Apo Maria "Whang-Od" Oggay symbolizes the strength and beauty of the Filipino spirit.
Heralded as the last mambabatok of her generation, she has imprinted the symbols of the Kalinga tribe signifying strength, bravery & beauty on the skin.
Read more on https://t.co/2F1mJ5iQWG. pic.twitter.com/urVcA3g2Ek
— Vogue Philippines (@vogueph) March 30, 2023