Tomoe Gozen: conheça uma das mais temidas guerreiras samurais da história japonesa
Ela ficou conhecida por causa de seu domínio das artes marciais, força e beleza durante o período das Guerras Genpei (1180-1185)
Em uma era dominada por homens, uma mulher se destacou como samurai e guerreira de elite no século XII, no Japão. Tomoe Gozen, uma das poucas mulheres samurais mencionadas na literatura e na história japonesa, era bela e implacável.
Ela ficou conhecida por causa de seu domínio das artes marciais, força e beleza durante o período das Guerras Genpei (1180-1185), conflito civil que marcou o fim do período Heian e o início do período Kamakura, entre os clãs Taira e Minamoto, que saiu vitorioso. O evento marcou o início da ascenção dos samurais.
Tomoe era uma das raras onna-musha, mulheres que participavam ativamente das batalhas ofensivas, se diferenciando das onna-bugeisha, que apenas defendiam suas terras.
Segundo o Heike Monogatari (O Conto dos Heike), que narra os eventos e personagens desse período da guerra, Tomoe Gozen "tinha longos cabelos negros e pele clara". Ela nasceu em uma família de samurais e, de acordo com a tradição, foi treinada para aprender a manusear a naginata, uma arma japonesa que mulheres nascidas em famílias de samurais usavam para proteger suas casas.
E apesar das representações mostrarem Tomoe com uma naginata, as suas armas preferidas eram a espada longa e o arco e flecha. Ela serviu sob o comando do general Minamoto no Yoshinaka, lutando em várias batalhas e chegando a ser nomeada comandante principal (ippo no taisho) na guerra.
Tomoe Gozen ainda teria comandado cerca de mil soldados durante a guerra. Ela contrariou o status social de que as mulheres deveriam apenas fazer atividades relacionadas ao lar e se tornou uma das samurais mais temidas.
A guerreira também foi interpretada pela atriz Jeananne Goossen na minissérie "Riverworld" (2010), sobre um repórter de guerra que morre em um ataque de bombas, junto com a sua companheira. Eles acordam em um mundo diferente, onde as pessoas mortas na Terra passam a residir.