Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Torcedor espanhol é condenado a um ano de prisão por racismo contra Vini Jr

Homem também está proibido de entrar em estádio de futebol pelos próximos três anos

26 set 2024 - 11h06
(atualizado às 13h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Vinicius Junior foi alvo de insultos racistas no Campeonato Espanhol
Vinicius Junior foi alvo de insultos racistas no Campeonato Espanhol
Foto: Violeta Santos Moura / Reuters

Um torcedor do Mallorca, na Espanha, foi condenado a um ano de prisão por racismo contra o atacante brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, e contra o jogador nigeriano Chukwueze, do Villareal, durante partidas da Liga Liga, em fevereiro do ano passado. Caso ele cumpra o acordo e participe de um programa de igualdade de tratamento e não discriminação, o acusado não ficará detido. 

De acordo com o jornal espanhol As, a sentença do Juizado de Instrução Nº 3 de Palma de Mallorca ainda decidiu que o homem está proibido de entrar em estádio de futebol pelos próximos três anos no país. Antes da condenação, o torcedor já tinha sido multado em 4 mil euros (R$ 24 mil) e uma suspensão de 12 meses. 

"Real Madrid, que exerceu junto com seus jogadores a acusação particular nesses processos, continuará trabalhando para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do esporte", afirmou o Real Madrid, em comunicado. 

Na partida disputada em 5 de fevereiro de 2023, o torcedor gritou para o camisa 7 merengue: "Vinicius, macaco! É um p*** macaco". O momento foi capturado pela transmissão da DAZN.

Em nota oficial, o Real Madrid destacou que "essa é a terceira condenação criminal proferida nos últimos meses por insultos racistas recebidos por jogadores do Real Madrid".

Outro episódio de racismo

O Real Madrid ainda destacou que o episódio racista contra Aurélien Tchouameni, que aconteceu durante o duelo contra o Mallorca em 13 de abril deste ano, também pelo Campeonato Espanhol, acabou com o menor acusado pedindo desculpa e arrependido pela sua conduta.

Além disso, o "adolescente aceitou realizar as atividades socioeducativas que lhe forem propostas pelo Ministério Público. Ele não poderá acessar os estádios onde são realizadas competições oficiais por um ano, e deverá pagar as sanções financeiras que lhe foram impostas, por seu comportamento, pela Comissão Estadual contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte."

Racismo é crime. Saiba como denunciar 👇

Racismo é crime, com pena de prisão prevista em lei. Ao presenciar qualquer episódio de racismo, denuncie. Você pode fazer isso por telefone, ligando 190 (em caso de flagrante) ou 100 a qualquer horário; pessoalmente ou online, abrindo um boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou em delegacias especializadas. Saiba mais sobre como denunciar aqui.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade