Torcedores do Valencia são condenados à prisão por ataques racistas contra Vini Jr
Sentença inédita no futebol espanhol acontece pouco mais de um ano após incidente no estádio Mestalla
Três torcedores que proferiram ataques racistas contra Vini Jr foram condenados nesta segunda-feira, 10, a oito meses de prisão. O crime aconteceu no jogo entre Valencia e Real Madrid, em maio de 2023, no estádio Mestalla.
A sentença, que é a primeira condenação na Espanha por um caso de racismo no futebol, também proíbe os condenados a entrar em qualquer estádio no país durante dois anos e inclui o pagamento de multa aos envolvidos.
"Esta sentença é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Junior e envia uma mensagem clara para aquelas pessoas que vão a um estádio de futebol para insultar que a LaLiga irá detectá-los, denunciá-los e haverá consequências criminais", disse Javier Tebas, presidente da LaLiga.
Relembre o episódio de racismo contra Vini Jr
Em 21 de maio de 2023, durante o jogo entre Valencia e Real Madrid no Mestella, Vini Jr sofreu o maior de todos os ataques racistas dentre vários sofridos nos últimos anos na Espanha. Além de gritos de "mono" (macaco, em espanhol) ao longo da partida, o brasileiro foi hostilizado com xingamentos racistas após uma reclamação com a arbitragem.
Vinicius puxou o árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea para denunciar um determinado torcedor atrás do gol. O juiz conversou com jogadores e com os técnicos dos dois times, além do quarto oficial, e a partida chegou a ser paralisada por causa deste episódio de racismo.