"Um erro", diz Xuxa sobre falta de diversidade das paquitas
Em documentário do Globoplay, Rainha dos Baixinhos assume que hoje não buscaria apenas meninas com um único padrão de beleza
Além de uma celebração à carreira, o aguardado "Xuxa, o Documentário" (Globoplay) é uma oportunidade para a apresentadora passar a limpo - e até fazer uma espécie de mea culpa - algumas passagens controversas de sua história. No primeiro episódio, exibido nessa quinta-feira, 13, Xuxa falou abertamente sobre um dos principais pontos sensíveis de sua carreira: a falta de diversidade entre as assistentes de palco - as famosas paquitas - em seus programas.
"Vejo isso hoje como um erro", assume. "Até hoje as pessoas questionam por que não tinham paquitas pretas. Naquela época, nos anos 1980, as princesas [loiras] eram a referência. Não tinha Barbie preta", ressaltou.
O documentário exibiu alguns trechos de processos de seleção das paquitas, nos quais as candidatas deveriam ser loiras, bonitas e magras.
Apenas duas negras participaram das atrações comandadas por Xuxa. A primeira foi Natasha Pearce, que trabalhou como assistente de palco da Rainha dos Baixinhos em 1993, quando ela apresentou um programa infantil nos Estados Unidos. A segunda foi Adriana Bombom, contratada como assistente de palco do "Xuxa Hits", levado ao ar em 1995.