Vereador é expulso de partido após dizer que baianos só vivem "na praia tocando tambor"
Sandro Fantinel teve discurso preconceituoso ao falar de trabalhadores resgatados em condições escravas; partido considerou fala inaceitável
O vereador de Caxias do Sul (RS) que causou revolta entre colegas e nas redes sociais ao fazer um discurso xenofóbico contra baianos na tribuna da Câmara Municipal foi expulso do Patriota, partido do qual fazia parte, nesta quarta-feira, 1º.
"O Patriota Nacional, por sua Comissão Executiva Nacional, efetivou a expulsão do vereador na data de hoje, tendo enviado comunicações oficiais desta decisão para o vereador, para a Justiça Eleitoral do município de Caxias do Sul/RS, para a Presidência da Câmara Municipal de Caxias do Sul/RS. A desfiliação foi efetivada na lista interna de filiados do partido, mediante anotação no sistema FILIA/TSE", afirmou o partido em nota enviada ao Terra.
O Patriota ainda destacou que o discurso do político está "maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem,
ao trabalho, já que se referem de forma vil a seres humanos tristemente encontrados em
situação degradante". Segundo o partido, a fala dele tornou inconciliável sua permanência nas fileiras do Patriota. "O partido prima pelo respeito às leis, à vida e à equidade", acrescentou.
A decisão ocorre após uma fala de Sandro Fantinel nesta terça-feira, 28. O vereador comentava o caso em que trabalhadores foram resgatados de vinícolas em Bento Gonçalves (RS), onde estavam em condições análogas à escravidão, quando pediu que empresários não mais contratassem "aquela gente lá de cima" que só "vive na praia tocando tambor".
"Agricultores, produtores, empresas agrícolas: não contratem mais aquela gente lá de cima", afirmou, mencionando trabalhadores da Bahia, e sugerindo ainda a contratação apenas de trabalhadores vindos da Argentina. "Todos os agricultores que têm [trabalhadores] argentinos, só batem palma, porque são limpos, trabalhadores, corretos, cumprem horário, mantêm a casa limpa e, no dia de ir embora, ainda agradecem o patrão."
Sem ser interrompido, Fantinel passou a fazer ataques de cunho xenofóbico em pleno parlamento. "Agora baianos, cuja única cultura que têm é viver na praia tocando tambor, era normal que desse esse tipo de problema."
"Tem que deixar de lado aquele povo acostumado com carnaval e festa", completou ainda.
O delinquente vereador bolsonarista Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, atacando a ação contra o trabalho escravo, dizendo que criará grupo para vinícolas contratarem argentinos e não 'baianos': "a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor". Cassação nesse lixo! pic.twitter.com/imbNFJOPzr
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) February 28, 2023
Após as falas preconceituosas, o deputado estadual Leonel Radde (PT) registrou um boletim de ocorrência contra o parlamentar.
Acabamos de registrar um novo Boletim de Ocorrência contra a fala racista do vereador de Caxias do Sul/RS, Sandro Fantinel, que declarou que "baianos são sujos e sabem apenas tocar tambor e dançar". (+)
— Leonel Radde (@LeonelRadde) February 28, 2023
Repercussão
O discurso xenofóbico não passou despercebido no mundo político. Depois que as imagens ganharam visibilidade, principalmente com as redes sociais e noticiários, personalidades da política se manifestaram.
Foi o caso do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que usou as redes sociais para repudiar as falas preconceituosas e informar que tomou medidas contra o parlamentar. "É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana. Determinei, portanto, a adoção de medidas cabíveis para que o vereador seja responsabilizado pela sua fala."
Enquanto eu for governador da Bahia, irei combater firmemente qualquer tentativa de explorar ou escravizar nosso povo. O @governodabahia seguirá enfrentando o trabalho escravo e combatendo toda forma de violência e discriminação.
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) February 28, 2023
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse em seu perfil do Twitter que o discurso de Fantinel não representa o povo do Estado. "Os gaúchos estão de braços abertos para todos, sempre", escreveu.
O discurso xenófobo e nojento de vereador de Caxias contra o nordeste não representa o povo do Rio Grande do Sul. Não admitiremos esse ódio, intolerância e desrespeito na política e na sociedade. Os gaúchos estão de braços abertos para todos, sempre.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) March 1, 2023