Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Visto como negro no Brasil, Bruno Mars já enfrentou acusação de apropriação cultural

Cantor se apresentou no "The Town" e trouxe de volta debate sobre colorismo nas redes sociais

4 set 2023 - 13h29
Compartilhar
Exibir comentários
Debate sobre colorismo tomaram as redes sociais após apresentação de Bruno Mars no The Town
Debate sobre colorismo tomaram as redes sociais após apresentação de Bruno Mars no The Town
Foto: Reprodução/Facebook/BrunoMars

O cantor havaiano Bruno Mars se apresentou neste final de semana no "The Town" e usuários das redes sociais trouxeram à tona novamente sua raça e etnia em um debate sobre colorismo e se ele é ou não negro. 

Grande parte da polêmica se deu com a postagem do palestrante, engenheiro civil, professor e criador de conteúdo Levi Kaique Ferreira afirmando que o cantor não é negro. Filho de pai judeu porto-riquenho e mãe filipina, o cantor nunca afirmou ser negro apesar de suas músicas terem influência direta da comunidade negra. 

"Eu diria que você não vai conseguir encontrar uma entrevista onde eu não estou falando sobre os nomes do entretenimento que vieram antes de mim. A única razão pela qual eu estou aqui é por conta de James Brown, Prince, Michael [Jackson]", afirmou o Bruno em uma entrevista ao programa de rádio "The Breakfast Club", em 2012, após ativistas estadunidenses o acusarem de apropriação cultural.

"Eu estou ali crescendo como uma criança assistindo ao Bobby Brown, dizendo, ‘Ok, se é isso que eu preciso fazer para chegar lá então eu preciso fazer o ‘running man’, eu preciso fazer o moonwalk’. É isso. Essa música vem de amor e se você não consegue ouvir isso, então eu não sei o que te dizer", completou o cantor.  

O próprio Levi fez questão de ressaltar que o debate está ligado à discussão de raça nos EUA e que  a percepção no Brasil é totalmente distinta: "Bruno Mars andando na rua do Brasil seria lido socialmente como negro. Ninguém iria dizer que ele é filipino. Isso é UM FATO", apontou.

Tanto o debate sobre apropriação cultural quanto o sobre colorismo são discussões importantes para a comunidade negra e tem como propósito identificar a forma como o racismo impacta a vida de todas as pessoas da população de acordo com determinados marcadores, como por exemplo pessoas de pele negra mais clara terem mais acesso e oportunidade do que pessoas de pele negra mais escuras. 

Você sabe o que é colorismo? Você sabe o que é colorismo?

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade