Você sabe o que é "light skin"?
Termo americano remete à discussão sobre tom de pele negra
O termo "light skin" tem origem americana e significa “pele clara” em português. Nos Estados Unidos, ele é usado com frequência e caracteriza pessoas negras com tom de pele mais claro. No Brasil, o termo é mais comentado nas redes sociais e pode envolver questões polêmicas, como o colorismo.
Com o aumento da representatividade negra, o número de pessoas que buscam a compreensão da própria cor e identidade cresceu. Com isso, internautas trouxeram o termo “light skin” para discussão dos tons de pele dos negros brasileiros também. Não se sabe ao certo quando ou quem teria "importado" o termo.
Pela mistura de descendências do povo brasileiro, pessoas negras com pele clara são vistas como pardas. A identificação parda se caracteriza pela miscigenação entre duas raças distintas, como uma pessoa preta e uma branca. É válido ressaltar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identifica a cor do indivíduo através da autodeclaração.
A dificuldade de autoafirmação de uma pessoa negra de pele clara, ou “light skin”, é, muitas vezes, decorrente dos ataques constantes sobre a sua cor. Julgamentos podem vir de pessoas negras de pele mais escura que chegam a alegar que “quem tem a pele mais clara não é negro de verdade”. E dos preconceitos raciais que a pessoa de pele mais clara sofre por ser negra.
Na rede social “Tik Tok”, os conteúdos sobre “light skin” ou “negros de pele clara” cresceram. Como identificação, os usuários utilizam fotos de artistas negras com tons de pele mais claros, como a atriz Zendaya e a cantora Beyoncé.
É importante destacar que a pessoa negra com pele clara não deixa de ser uma pessoa negra. No entanto, o tom da pele pode ajudar a minimizar problemas que pessoas negras possam enfrentar em ambientes racistas, o que não acontece para as pessoas negras de pele retinta, por exemplo.