Adriana Farias estreia como colunista de Terra Planeta
Documentarista e jornalista abordará temas como meio ambiente, sustentabilidade, biodiversidade, ecoturismo, ESG e ciência
A documentarista, jornalista e escritora Adriana Farias estreou como colunista de Terra Planeta, nova vertical conectada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Assim como as florestas das vastas paisagens brasileiras que retiram água do solo e a levam aos céus, alimentando as nuvens e gerando chuvas em distantes terras áridas, a nova coluna nasce para irrigar e florescer o debate público em prol do planeta.
Em formato de vlog, a coluna destacará temas como meio ambiente, sustentabilidade, biodiversidade, ecoturismo, ESG, ciência entre outros. Também proporcionará uma imersão nos mais diferentes biomas brasileiros, como a Amazônia, o Pantanal, o Cerrado, suas culturas e soluções para o mundo.
“Esse projeto também é fruto dos documentários que realizo sobre a temática por meio da minha produtora audiovisual DOC HIT”, diz a colunista. “A proposta ainda é dar visibilidade sobre esses temas e encontrar parceiros e patrocinadores que se juntem a nós em projetos maiores em uma jornada com o propósito de descobrir e contar histórias inspiradoras em formato de webdocumentários que impactam e transformam vidas”.
Sobre a colunista
Adriana Farias é documentarista, jornalista e escritora reconhecida em 14 prêmios, como o internacional da Inter American Press Association (IAPA). Fundadora da produtora audiovisual DOCHIT, dedica sua jornada profissional a descobrir e contar histórias inspiradoras que provocam impactos positivos e transformam a sociedade.
Em 2023, dirigiu e roteirizou um documentário sobre o ecoturismo no Mato Grosso do Sul selecionado para exibição no festival internacional de cinema Travel FilmFest, na Europa. Realizada em parceria com a plataforma LPM.World com direção cinematográfica de Maxwell Polimanti e produção executiva de Gisele Abrahão, a obra foi finalista na categoria de melhor documentário.
Desde 2018, Adriana Farias foca sua carreira no campo dos documentários. Realizou mais de 30 produções do gênero para TV. De 2019 a 2022, fez parte da equipe que formatou e produziu os programas de documentários “Séries Originais” e “Sinais Vitais” para a CNN Brasil.
Tornou-se montanhista ao documentar uma expedição de nove dias de trilha por dentro da floresta amazônica rumo ao Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, ao lado dos indígenas Yanomami. Também foi aprovada como fellow da FAPESP em um programa de Jornalismo Científico na Amazônia com pesquisadores da USP e de diversos países do mundo.
Durante doze anos atuou na reportagem, produção e edição em grandes veículos de imprensa, como TV Cultura, Folha de S.Paulo, Veja SP e RecordTV. Revelou a história da ex-modelo Loemy na cracolândia que ganhou repercussão internacional e inspirou personagem de minissérie da TV Globo. Seu perfil no instagram é @adrianafariasjornalista.