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Sala de Imprensa

Terra lança vertical de conteúdo para descomplicar o acesso ao conhecimento

Com o avanço do ensino à distância, Educar será pautada por pilares clássicos que envolvem educação, carreira e histórias inspiradoras

18 mai 2023 - 10h36
(atualizado às 13h42)
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Com o avanço do ensino à distância, Educar será pautada por pilares clássicos que envolvem educação, carreira e histórias inspiradoras
Com o avanço do ensino à distância, Educar será pautada por pilares clássicos que envolvem educação, carreira e histórias inspiradoras
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O Terra, maior portal que conecta produção de conteúdo às entregas de soluções inovadoras em mobile advertising, estreia Educar, vertical sobre educação, carreira e histórias inspiradoras. Com uma proposta inspirada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), o novo hub pretende colaborar com o desenvolvimento individual e interpessoal da audiência.

A novidade chega a um mercado que, segundo o último censo escolar realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2022, viu crescer o número de matrículas no ensino superior em 35%. Terra Educar opta por trazer de forma descomplicada conteúdos editoriais em textos, vídeos e narrativas visuais, ancorados em três principais eixos: conhecimento para carreira, conhecimento para educadores e histórias inspiradoras de quem foi impactado pela educação.

Além de conteúdo exclusivo, produzido em sintonia com os assuntos do momento, a nova vertical conta com notícias de veículos conceituados como o “Guia do Estudante”, do Grupo Abril, e o “Ache Concursos”, plataforma que oferece listas de vagas em concursos públicos de todas as regiões do Brasil, com resumo do edital, edital completo e divulgação dos gabaritos.

Os conteúdos produzidos pela Fundação Telefônica, uma das responsáveis pela esfera social no conceito ESG* da Vivo, também integrarão a vertical. A Fundação tem como um dos focos a atuação social para o desenvolvimento das competências digitais de educadores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

No mês de estreia, Terra Educar publicará entrevistas exclusivas com personalidades que têm transformado o território da educação no Brasil como o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A cobertura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a discussão sobre a implementação do “Novo Ensino Médio” estarão no radar da cobertura nos próximos meses. Temas como educação afrocentrada e educação antirracista também serão prioridades na cobertura, em sintonia com os pilares de diversidade e inclusão do Terra.

Semanalmente, uma newsletter será disparada para assinantes com um resumo das principais notícias e dicas para desenvolvimento de carreira. Além disso, centenas de cursos on-line poderão ser acessados a partir da vertical Terra Educar. Todo o conteúdo da vertical também pode ser acessado por meio de notificações no celular. Para isso, é só habilitar o recurso no App do Terra e escolher as notícias que deseja receber de forma prática e rápida.

“A estreia de Educar reforça o posicionamento do Terra na oferta de conteúdos que possam democratizar o conhecimento e transformar a sociedade. Nosso objetivo é promover reflexão e colaborar para garantir igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional, sobretudo para os mais vulneráveis”, afirma Manoela Pereira, Head de Conteúdo do Terra.

Interesse em educação

Usando a inteligência de dados da Vivo Data Rewards, o Terra promoveu uma pesquisa que com mais de 190 mil respondentes, para entender os interesses das pessoas pelos temas educação, aprendizagem e carreira.

Para 58% dos entrevistados, mesmo com o avanço e a facilidade do ensino à distância, o modelo presencial ainda é o preferido. Por outro lado, 23% escolhem o ensino à distância e 19% o semipresencial. Aqueles que optam pelo consumo de conteúdo educacional por meio de áudio e vídeo somam 46%, enquanto o formato texto tem 22% da preferência e vídeos curtos 19%.

Pesquisa sobre carreira

A preferência pelos objetivos educacionais e de carreira também foram apontados pelos respondentes, sendo que 32% querem ingressar na faculdade, 27% desejam um emprego, 14% passar em um concurso público, 13% empreender e 14% não se identificaram com nenhum dos quatro objetivos listados.

Ainda sobre os objetivos profissionais, 30% responderam que a falta de dinheiro é o principal obstáculo para alcançar essa meta. A falta de tempo foi escolhida como obstáculo por 28% dos entrevistados, outros fatores (16%), falta de planejamento (11%), falta de motivação (10%) e falta de conteúdo atraente (6%) apareceram em seguida.

O levantamento também perguntou de que forma os usuários costumam aprender e reter mais conhecimento. A leitura foi o método mais respondido e correspondeu a 39% dos entrevistados. Já as opções vendo e escutando simultaneamente, observando e escutando somaram 42%.

Ainda conforme o levantamento, do total de consultados, 57% se identificaram com o gênero feminino e 43% masculino. O público respondente pertence, respectivamente, às classes D (54%), C (40%), E (12%), B (6%) e está distribuído nas regiões Sudeste (41%), Norte (29%), Nordeste (21%), Centro-oeste (5%) e Sul (4%).

Fonte: Redação Terra
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