5 plantas da Mata Atlântica para paisagismo em apartamentos
Para quem gosta de encher a casa de plantas!
por Ricardo Cardim
Não é fácil para quem gosta de plantas e paisagismo viver em apartamentos. Nada ajuda, seja a falta de espaço, o excesso de sombra, de sol e ventos, os vasos com terra compactada e pouca fertilidade. É realmente desanimador, ainda mais para aqueles que gostariam de ter plantas bem cheias, frutificando e florindo, no melhor estilo Mata Atlântica.
Como paulistano que passou boa parte de seus 39 anos em apartamento e adora plantas e florestas, fui obrigado a desenvolver diferentes experiências com plantas nativas ao longo dos anos em varandas e a boa notícia é a possibilidade de ter um verdadeiro "quintal" sabendo escolher as espécies certas. Seguem 5 preciosidades da Mata Atlântica ótimas para situação de varandas em apartamentos:
-
1. Pitanguinha (Eugenia mattosii)
Foto: Antonio Luiz Morschbacker - Porto Alegre/RS
Planta de folhas pequenas e delicadas, se parece com o estrangeiro e comum Buxinho, mas é muito mais interessante, já que além de ser uma espécie ameaçada de extinção e reproduzida em viveiros comerciais, ainda produz pequenas pitangas saborosas. Gosta de sol e de sombra, portanto é uma ótima opção para apartamentos.
-
2. Jabuticaba-amarela ou Cabeludinha (Eugenia tomentosa)
Foto: Ricardo Cardim
Esse arbusto frutífero nativo vai muito bem em meia-sombra e sol e adora ficar em vasos com terra boa, agradecendo toda a primavera e verão com abundando floração (que as abelhas nativas visitam) e frutificação. Os frutos, semelhantes à jabuticaba, mas de cor amarela e com casca aveludada, são deliciosos e fazem a festa da passarada.
-
3. Palmeira de petropolis (Lytocaryum weddellianum)
Praticamente todas as palmeiras vendidas no mercado para vasos são estrangeiras. A bela e elegante Palmeirinha-de-petrópolis é uma exceção. Planta típica da sombra das florestas, vive bem tanto em luz indireta dentro de casa como na varanda em meia-sombra, alcançando até 2 metros de altura.
Fonte: Shutterstock
-
4. Guaimbé (Philodendron bipinnatifidum)
Foto: Fundação Museu Mariano Procópio
O Guaimbé apresenta uma das mais interessantes folhas da floresta Atlântica. Acostumado a viver como planta epífita, em cima das árvores, exige pouca manutenção e água. Gosta de meia—sombra e sol.
-
5. Clusia (Clusia fluminensis)
Fonte: Shutterstock
Arbusto típico da restinga de areia nas praias da Mata Atlântica, a Clusia é uma planta extremamente resistente, exigindo poucos cuidados e florescendo no verão suas belas flores brancas, que atraem diversos polinizadores. Exige pouca água e aguenta bem locais com muito sol e ventos.
Todas as plantas dessa listagem são facilmente encontradas em lojas e viveiros de plantas para paisagismo. Para plantio recomendamos o uso de um substrato ou terra de alta qualidade, com bastante matéria orgânica e capacidade de reter umidade.
Ricardo Cardim
Cardim Arquitetura Paisagística