Fenômeno raro surge no pico da Bandeira, entre ES e MG
Fenômeno do sincelo foi registrado na região
Temperaturas abaixo zero voltaram a ocorrer na região do pico da Bandeira, no parque nacional do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O frio foi muito intenso por lá na madrugada e início da manhã de 4 de julho fazendo com que grandes pedras de gelo se formassem e também o sincelo, um belíssimo fenômeno que só se tem em locais com temperatura abaixo de zero e muita umidade para que haja também a formação do nevoeiro. O sincelo se formar a partir do congelamento das gotículas de nevoeiro em suspensão e que vão se depositando sobre superfícies. O gelo que se deposita sobre a vegetação forma camadas que até parecem ser neve. Mas a neve é precipitação que cai das nuvens e o sincelo não se forma nas nuvens.
A temperatura baixou muito em toda a Região Sudeste por causa de uma forte e grande massa de ar polar que desde o dia 1 de julho influencia o Brasil. Embora seu centro (região mais fria) esteja sobre o mar, na costa da Região Sul, o ar gelado chegou ao norte da Região Sudeste porque a pressão atmosférica neste centro é muito elevada e atingiu 1038 hPa em 4 de julho. O ar frio desta massa polar vai continuar sendo sentido na Região Sudeste pelo menos até o fim de semana, mas enfraquecendo aos poucos.
As belas imagens abaixo são de Sairo Guedes que é guia turístico no parque nacional do Caparaó. É possível em algumas fotos ver o nevoeiro e o sincelo. Não é possível precisar a quanto chegou a temperatura na região, mas pelos fenômenos fotografados certamente a temperatura atingiu vários graus abaixo de zero. Além disso, por ser um lugar de altitude muito elevada, a 2981 metros de acima do nível do mar, a temperatura naturalmente é bastante baixa por lá nesta época e fenômenos como geada podem ser observados mesmo sem a presença de uma massa de ar polar tão intensa como esta do início de julho de 2017.
Veja também
No começo de junho, durante a passagem de outra forte massa de ar polar pela Região Sudeste, também houve a formação de gelo.
Pico da Bandeira
O pico da Bandeira é um dos pontos culminantes do Brasil. Na revisão de altitude feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2016, o pico da Bandeira foi o considerado o terceiro mais alto do país, com 2891,32 metros.